Qual é a função da orelha?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Orelha é o nome das estruturas que compõem o sistema auditivo. Localizada na região temporal do crânio, divide-se entre orelha externa, média e interna. É responsável pela função auditiva e pelo equilíbrio.

Martelo, Bigorna e Estribo: São os três ossículos da orelha média, eles recebem, amplificam e transmitem a energia mecânica do som para a orelha interna (cóclea). O martelo é o maior ossículo, estando ligado à membrana timpânica.

Orelha Média: faz o limite com a orelha externa através da membrana timpânica que está em contato com três ossículos articulados entre si (martelo, bigorna e estribo). A orelha média tem a função de amplificar o sinal acústico que chega de fora (ar) para dentro da cóclea (cheio de liquido).

Conhece-se pelo nome de orelha a estrutura externa do ouvido, formada por pele e cartilagens. A sua missão é captar os sons através das vibrações, para depois os conduzir para a parte interna do sistema auditivo.

O ouvido externo é a região responsável por receber as ondas sonoras. A região do ouvido externo compreende a orelha, o meato acústico e as membranas do ouvido. Orelha: a orelha ou pavilhão auricular, auxilia na captação das ondas sonoras. É constituída de uma placa de cartilagem recoberta com pele.

2- ORELHA EXTERNA
Possui a função de coletar e encaminhar as ondas sonoras até a orelha média, amplificar o som, auxiliar na localização da fonte sonora e proteger a orelhas média e interna.

Os ossículos do ouvido são três ossos minúsculos (os menores do corpo) conectados uns aos outros. Seus nomes são martelo, bigorna e estribo devido à aparência de cada um deles.

As partes mais importantes da anatomia da orelha interna são a cóclea e o nervo auditivo.

Há também casos de pacientes que passaram a apresentar casos de insônia, dor de cabeça e lombalgia após furar a orelha na vida adulta. O médico chinês Peter Liu também acredita que furos em pontos da orelha podem diminuir a energia dos órgãos referentes.

Para dominar pra valer o movimento da orelha, é preciso se concentrar em três músculos diferentes: o auricular anterior, o auricular posterior e o auricular superior. Não se preocupe em memorizar os nomes, foque apenas no que cada um deles faz! O auricular anterior mexe as orelhas para cima e para frente.

A orelha, anteriormente chamada de ouvido, é uma estrutura vestíbulo-coclear, que está localizada no osso temporal na caixa craniana. Apresenta duas funções: responsável pela audição – possui o receptor de ondas sonoras – e está relacionada com o sentido do equilíbrio.

Orelha externa: meato acústico externo. Orelha média: cavidade timpânica, tuba auditiva (parede anterior) e antro mastóideo (parede posterior). Orelha interna: cóclea e canais semicirculares.

Dentro dessa cavidade há três ossículos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo, além da tuba auditiva (antes conhecida como Trompa de Eustáquio). Os três ossículos são os menores do corpo humano e ligam, como uma ponte, o tímpano à orelha interna.

Se for a orelha direita, estão a falar bem. Já a esquerda quer dizer que estão a dizer mal.

Os especialistas explicam que, sem os brincos, os buraquinhos podem fechar em cerca de um mês. Esse é o tempo que leva, geralmente, para a pele ao redor do brinco cicatrizar. A pele cria casquinha no local, formando um tipo de túnel.

ORELHA – uma raiz Indo-Européia aus- indicava “percepção”. Daí se fez, no Latim, auris, que tinha como diminutivo auricula e que, passando por oricla, deu a nossa “orelha”. Os fones de ouvido são chamados “auriculares” por que são colocados na orelha.

PARTICIPANTE EM SUPERSTAR
Lucas e Rick, também conhecido como Orelha, são dois jovens da periferia baiana apaixonados por música.

É uma pessoa receptiva, delicada, pragmática não gosta de enrolação, procura sempre meios práticos para resolver os problemas, mas cuidado é uma pessoa que quando perde a linha ninguém segura.

O nosso ouvido é o órgão responsável pelo sentido da audição. Ele divide-se em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.

Entenda a importância da audição binaural para o processamento auditivo. Ter dois ouvidos posicionados em nossa cabeça de forma estratégica nos permite receber o som em instantes diferentes e com características diferentes (intensidade, frequência) e nosso cérebro consegue identificar isso.

As glândulas sebáceas produzem esse cerúmen com pH ácido com o intuito de proteger os ouvidos de poeira e micro-organismos que podem afetar a audição causando infecções. As glândulas sebáceas de algumas pessoas podem produzir cera numa quantidade maior do que a necessária.

Continuar lendo Quem tem orelha mole?