Qual é a função da meia?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Uma meia é uma peça de roupa que calça ou veste o pé, a fim de aquecê-lo ou protegê-lo do contato direto com o calçado. As meias também podem servir como terapia no caso de doenças como varizes.

As meias de compressão servem, basicamente, para reduzir a pressão nas pernas e normalizar a parede das veias, reforçando-as.

Usar sapatos sem meias não só é pouco higiênico e deixa os pés e o calçado cheirando mal, e o hábito frequente aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde, como pé de atleta.

Não há número mínimo ou máximo de horas, quanto mais usar as meias durante o dia mais beneficio terá, principalmente quando muito tempo de pé ou sentado. São uma excelente forma de controlar sintomas e também prevenir trombose.

A NSF diz que "aquecer os pés dilata os vasos sanguíneos dos membros, o que pode indicar ao cérebro que está na hora de dormir". Então, "colocar meias pode ser uma boa ideia se você tiver problemas para dormir", acrescenta.

As meias de compressão são mais utilizadas no tratamento de problemas circulatórios nas pernas. Elas são indicadas no combate de varizes, trombose, insuficiência venosa crônica e flebite. Até mesmo quem não tem nenhum problema circulatório pode usar meias de compressão.

Conheça três exercícios que melhoram a circulação das pernas

  1. Caminhada. Caminhe, no mínimo, 20 minutos cinco vezes por semana. ...
  2. Minitrampolim. Fazer aulas com o minitrampolim ou as famosas aulas de jump na academia é ótima opção para melhorar o retorno venoso, além de ter baixo impacto nas articulações. ...
  3. Agachamento.

Nunca se deve dormir com uma meia de compressão. “Ela comprimi a circulação arterial quando você está deitada”. E depois de alguns meses as meias precisam ser trocadas.

Desse modo, é recomendado o uso da meia compressiva ou meia para varizes (por ser benéfica para reduzi-las). Sendo assim, ela possui compressão que proporciona rigidez e pressão no músculo da perna.

As meias de compressão são indicadas para casos de doenças venosas ou problemas vasculares, atuando na circulação do sangue e na prevenção do surgimento de varizes.

Para trazer mais segurança e evitar problemas, o ideal é que as meias sejam utilizadas durante todo o dia, inclusive para dormir.

Depende do seu tratamento. Se estiver usando em pós cirúrgico e estiver normal, pode parar Se for por trombose oi edema crônico, vc deveria permanecer usando. Caso esteja se sentindo bem e sem inchaço, pode usar a meia durante o período que ficar mais tempo em pé.

O uso constante de sapatos fechados deve ser evitado e nunca se deve usar a mesma meia por mais de um dia sem lavá-la.

Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte. Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias.

Quando você tira os sapatos no fim do dia, suas pernas ficam com as marcas das meias? Essa situação é bastante comum e pode significar um inchaço, que é o resultado da falta de retorno venoso, ou seja, a dificuldade de o sangue subir e chegar ao coração.

Muita atenção quando for usar espelho num quarto de dormir! Ele não deve ficar de frente para a cama, já que assim reflete os pés de quem está deitado e isso é sinal de má sorte. O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia.

As meias de para trombose atuam na compressão do local paralisado, estimulando o fluxo normal de sangue. Assim, mesmo com os membros inferiores paralisados, consegue-se manter certa normalidade e evitar o surgimento de coágulos.

A compressão elástica (seja pelo uso de meias de compressão graduada ou faixas elásticas) também é frequentemente usada no tratamento da ferida na perna, associadamente aos curativos.

Os sintomas mais recorrentes de má circulação são pele fria e seca, coceira, aparecimento de manchas vermelhas, inchaço, câimbras e sensação de dormência. Esses sinais costumam se manifestar em membros periféricos, como mãos, pernas e pés.