Qual é a função da litosfera na Terra?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

Litosfera: também chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta, sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo. É nela que habitamos, construímos nossas sociedades, cultivamos nossos alimentos e realizamos nossas práticas econômicas.

Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa. Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas. Núcleo: camada mais interna e quente da Terra.

As placas tectônicas literalmente flutuam sobre o magma. Desse modo, o que faz as placas tectônicas movimentarem-se é justamente o movimento desse magma! E esse movimento não acontece de uma maneira qualquer, mas sim obedecendo a uma variação cíclica, que chamamos de correntes ou células de convecção da Terra.

A litosfera, camada sólida da Terra, é um elemento dinâmico, ou seja, encontra-se sempre em transformação e retransformação. A litosfera é a camada sólida externa do planeta Terra, sendo frequentemente tratada como sinônimo de crosta terrestre.

A litosfera, conhecida também como crosta terrestre, é a camada sólida que se encontra na superfície do planeta Terra, ou seja, é onde estamos pisando neste momento. É a camada mais fina (delgada) da Terra e é ela que compõe os continentes terrestres e os fundos oceânicos.

A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre. O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As camadas da Terra possuem duas abordagens distintas, uma segundo a composição química e a outra conforme o comportamento físico.

O que é a Litosfera:
A litosfera do planeta Terra é formada pela crosta terrestre, que está dividida em diferentes placas tectónicas. Neste caso, esta camada costuma variar de espessura, entre 50 km e 200 km.

A crosta, juntamente com a porção rígida do manto, é chamada de litosfera (esfera rochosa). Já a parte do manto de baixa velocidade e bem mais quente (até 870º C) é chamada de astenosfera (esfera sem força). É ela quem permite às placas tectônicas se movimentarem.

A litosfera é a camada química mais externa da Terra, caracterizada pela sua rigidez e baixa espessura. A litosfera é a camada da Terra que compõe a sua superfície sólida. Trata-se da mais fina das camadas do planeta, sendo considerada uma espécie de “casca” do mundo.

manto

O manto é a camada mais profunda do planeta e é comumente dividido em manto superior e manto inferior. As temperaturas no manto podem chegar até a 2.000 ºC. Essa camada é composta basicamente por rochas com densidade intermediária, compostas por minerais como silício e magnésio.

As placas tectônicas são grandes blocos formados por camadas litosféricas. Elas movimentam-se em razão da energia proveniente das correntes de convecção de magma oriundas do manto terrestre. A teoria das placas tectônicas é o principal arcabouço teórico-metodológico que busca explicar a movimentação litosférica.

O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana. As menores podem ser exemplificadas pela Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.

Como ela está constantemente em movimento por causa das placas tectônicas e diferentes tipos de relevo – entre outras forças internas e externas – ela contribui para mudanças no clima e influencia as condições de vida na Terra.

Na litosfera encontram-se recursos minerais, fontes de energia, águas de superfície e subterrâneas e os solos.

A litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico com sete grandes placas (africana, americana, eurasiana, pacifica, indo-australiana, antártica e nazca) e outras menores, que deslizam horizontalmente, arrastando os continentes por cima da astenofera.

O geólogo é o profissional que analisa e estuda a composição terrestre. Em outras palavras, o especialista da área realiza exames relacionados, majoritariamente, à camada litosférica da terra, compreendendo os diferentes tipos de solo, rochas, minerais e características intrínsecas à superfície.

Apresenta uma espessura variável, sendo mais espessa sob as grandes cadeias montanhosas.

O manto superior está localizado abaixo da litosfera, em uma profundidade que chega a 700 quilômetros. É nessa camada que encontramos a parte viscosa da estrutura terrestre, conhecida como magma, que pode chegar a 2000 ºC.

crosta terrestre

A crosta terrestre é a camada mais superficial entre as que compõem a Terra. Ela também é a mais fina dessas camadas, representando uma estreita estrutura formada por rochas, solos e minerais e bastante suscetível aos fenômenos naturais.

Resposta: Explicação: Basicamente, a litosfera envolve a crosta e a camada mais superficial e resfriada do manto, aquela que já apresenta certa solidez e origina as primeiras rochas ígneas plutônicas.