Qual é a função da literatura?

Perguntado por: vaguiar8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Aristóteles foi o primeiro pensador que discutiu sobre as funções da literatura em sua obra “Poética”, definindo que os textos literários possuem três funções: a cognitiva, a estética e a catártica.

A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.

Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

A importância social da literatura é muito maior do que apenas entretenimento, ela pode trazer catarse, nos ajudar a entender a realidade e, também, melhorar nossa cognição. Neste artigo, vamos conversar sobre como a literatura pode afetar a sociedade e como pode inspirar as novas gerações.

A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

Preparamos uma lista com os principais temas que caem em literatura no Enem e vamos te explicar cada um deles:

  1. Escolas literárias. ...
  2. Interpretação de texto. ...
  3. Figuras de linguagem. ...
  4. Funções de linguagem. ...
  5. Gêneros literários. ...
  6. Vanguardas Europeias.

O hábito da leitura faz com que as pessoas desenvolvam e ampliem a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a interpretação do mundo e a vivência de experiências, o que contribui sobremaneira para a formação. Na literatura, há uma ponte entre o indivíduo e o mundo construído pela narrativa.

RESUMO: A experiência com o texto literário pode não apenas tocar emocionalmente o leitor, como também favorecer um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas de construção desse texto.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

A leitura apresenta uma importância vital como estratégia de melhoria do processo de ensino e aprendizagem; o que contribui para o desenvolvimento nos leitores de capacidades de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua realidade.

A arte literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise de textos verbais, orais ou escritos. Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc.

A linguagem literária é conotativa, subjetiva e não apresenta função utilitária. O caráter artístico dos textos é obtido pelo emprego da linguagem literária. A linguagem literária pode ser lírica, narrativa, dramática ou mesmo descritiva.