Qual é a função da faringe?

Perguntado por: dmaldonado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A faringe é um órgão em formato tubular que fica localizado logo à frente das vértebras cervicais, também conhecida popularmente como garganta. Ela possibilita a passagem do ar e dos alimentos, por isso, pertence ao sistema respiratório e digestivo, simultaneamente.

Portanto, a função da faringe é fornecer um caminho para o ar inalado e dos alimentos ingeridos até os sistema respiratório e digestório, respectivamente. É um canal muscular membranoso, que se comunica com o nariz e a boca, ligando-os à laringe e ao esôfago.

Podemos observar que os órgãos do corpo humano que desempenham papel na produção da fala são os seguintes: o sistema respiratório (pulmões, músculos pulmonares, brônquios, traquéia); o sistema fonatório (laringe, onde está a glote) e o sistema articulatório (faringe, língua, nariz, palato, dentes, lábios).

A traqueia é um tubo cilíndrico e vertical formado por anéis de cartilagem. Está localizada entre a laringe e os brônquios e funciona como um canal para a passagem de ar. Traqueia é uma porção do sistema respiratório que atua como um canal para a passagem de ar.

Funções da faringe
Portanto, a faringe é um órgão que conecta as cavidades nasal e oral com o esôfago e a laringe. Por isso, através dela passam comida, bebida e ar e, através de complexos mecanismos, se separam e seguem seus caminhos naturais. O ar percorre a parte anterior e entra na laringe para chegar aos pulmões.

Limites da Faringe:
Superior - corpo do esfenóide e porção basilar do osso occipital. Inferior – esôfago. Posterior - coluna vertebral e fáscia dos músculos longo do pescoço e longo da cabeça. Anterior - processo pterigóideo, mandíbula, língua, osso hióide e cartilagens tireóide e cricóide.

A faringite é uma reação inflamatória que acomete a faringe, uma porção da via aérea superior que liga a boca e o nariz à laringe e ao esôfago. Além das causas infecciosas, a faringite pode ser ocasionada por irritação de alérgenos ou como consequência do refluxo gastroesofágico.

A função da laringe é controlar a entrada e saída de ar do sistema respiratório e evitar que partículas de alimentos invadam o sistema respiratório no momento em que estão sendo engolidas, evitando também que ar seja engolido no momento da deglutição.

A faringe é dividida entre nasofaringe ou rinofaringe (localizada atrás da cavidade nasal, liga-se à orofaringe); orofaringe (localizada atrás da cavidade oral, liga-se à cavidade bucal); e a laringofaringe (parte inferior da faringe e continuação da orofaringe, liga-se à laringe e ao esôfago).

Laringe é a cavidade com paredes membranosas e cartilaginosas, situada entre a faringe e a traqueia, que contém as cordas vocais.

Os nervos responsáveis pela inervação da orofaringe e laringofaringe são aqueles provenientes dos ramos faríngeos do nervo vago, dessa forma, são inervados através do plexo faríngeo e pelo ramo faríngeo do nervo vago. Sendo assim, tanto a inervação sensitiva, quanto motora são feitas através destes dois nervos.

Laringe e faringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço. A grande diferença é que a faringe faz parte do canal alimentar, que se estende da boca até o esôfago; já a laringe está acima da traqueia (órgão do sistema respiratório que garante a passagem de ar para os pulmões).

A epiglote é uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, situada por detrás da língua, na parte superior da laringe. Sua função é impedir a ligação da faringe com a laringe, evitando, assim, a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestório.

As pregas vocais localizam-se na laringe e são as estruturas responsáveis pela emissão de sons.