Qual é a função da exosfera?

Perguntado por: dmoreira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Exosfera: camada mais externa, é o limite da atmosfera, separando-a do espaço sideral. Com 10.000 km de espessura, é tão larga quanto a própria Terra! A exosfera tem muito espaço vazio entre os gases. Por isso, não tem ar para respirarmos e é muito fria!

São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.

Mesmo sendo uma camada de ar rarefeito, os gases presentes são densos o suficiente para vaporizar esses pequenos corpos celestes. Os meteoros rapidamente se vaporizam na mesosfera, o que impede que atinjam a superfície terrestre.

A exosfera é o nome da camada mais externa da atmosfera terrestre a partir da superfície, sendo a que antecede o espaço sideral. Ela localiza-se acima da termosfera logo após a camada intermediária denominada termopausa.

Exosfera: é a camada mais longe da Terra, alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e hidrogênio. Nela encontram-se os satélites de dados e os telescópios espaciais.

5) Exosfera
As temperaturas podem atingir 1.000°C. É formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogênio. Na exosfera ocorre o fenômeno da aurora boreal e também permanecem os satélites de transmissão de informações e também telescópios espaciais.

É nessa camada onde ocorrem as auroras e onde orbita a estação espacial, o ônibus espacial e vários satélites.

Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).

São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Camadas da atmosfera terrestre segundo a variação de temperatura.

De acordo com a classificação segundo a composição química, a Terra está dividida em crosta, manto e núcleo e no comportamento físico divide-se em litosfera, astenosfera, mesosfera, núcleo externo e núcleo interno.

Estratosfera

Estratosfera. A estratosfera estende-se do topo da troposfera até aproximadamente 50 km. É nesta camada que se encontra a camada de ozônio, e também onde a maioria dos aviões comerciais circulam. Conforme o ganho de altitude, a estratosfera tende a aumentar sua temperatura, enquanto a pressão do ar continua a diminuir.

Troposfera. A primeira delas, conhecida como Troposfera, representa a camada de maior importância para a vida na terra, visto que fornece gases essenciais para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos.

A estratosfera é rica em gás ozônio e pobre em gás oxigênio. Os aviões supersônicos e os balões meteorológicos voam no espaço da estratosfera. Existe ainda uma camada intermediária entre a estratosfera e a mesosfera denominada de estratopausa.

A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, sendo a região em que vivemos e onde ocorrem os fenômenos meteorológicos. A sua altura varia conforme o ponto de distância da superfície. Nos polos, por exemplo, chega a 7 km de altitude e a 16 km na região do Equador.

A exosfera é a última camada da atmosfera, responsável pela transição entre a termosfera e o espaço sideral. Não apresenta limite superior, mas se inicia a partir dos 600 km de altitude. Na exosfera as partículas começam a perder o efeito da gravidade terrestre, fazendo com que as partículas se desprendam da Terra.

atmosfera terrestre

Atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta. O planeta Terra é envolto por uma camada gasosa conhecida como atmosfera terrestre.

A Terra é formada por três camadas: Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa. Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas. Núcleo: camada mais interna e quente da Terra.

2000ºC

É a camada mais alta, e zona de transição com o espaço exterior. Extremamente rarefeita, composta principalmente de hidrogênio e hélio suas temperaturas são em torno de 1000º C, a 2000ºC, podendo variar significativamente em função da atividade solar, latitude e período do dia (manhã, tarde, noite ou madrugada).

Léon Philippe Teisserenc de Bort (Nascido no dia 5 de Novembro de 1855 em Paris, França – Falecido no dia 2 de Janeiro de 1913 em Cannes, França) foi um meteorologista e pioneiro Francês na área de aerologia.

hidrogênio

( V ) O gás predominante na exosfera é o gás hidrogênio(H2).

crosta terrestre

Nós vivemos no planeta Terra, em uma camada chamada “crosta terrestre”.