Qual é a função da educação em uma sociedade democrática?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

A vida democrática depende de uma educação, que desenvolva o hábito de pensar reflexivo. Aprender a pensar, portanto, é a principal função da educação e é condição de possibilidade para a vida democrática.

No que diz respeito ao bom exercício da vida pública, numa democracia, é necessário educar e preparar os indivíduos para que se tornem cientes dos seus direitos e deveres como cidadãos, e para que possam ajudar a zelar pelos valores em que a democracia se apoia: o respeito à vida humana, o respeito à constituição, às ...

Temos que ser uma sociedade que: Valoriza e responsabiliza o cidadão; Garanta a igualdade de oportunidades baseada numa educação de qualidade para todos; Saiba criar oportunidades para os cidadãos, de forma a que estes se realizem pessoal e profissionalmente.

É democrático na escola: uma educação com qualidade; a socialização do saber construído historicamente pela humanidade; a elevação cultural das massas; o tratamento igualitário a todos; a participação ativa dos cidadãos na vida pública (tendo como exercício desta a tomada de decisões dentro da escola); o exercício da ...

Educação no Brasil
O artigo prevê três objetivos básicos da educação: garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho. A educação no Brasil também objetiva desenvolver o cidadão com o apoio do Estado, da sociedade e da família.

O papel da educação é socializar os indivíduos e manter a sociedade suavizada e permanecer estável. Há seis funções manifestas de educação, como socialização, controle social, colocação social, transmissão da cultura, promoção da integração social e política e como agente de mudança.

A Educação, que é um dos principais fatores que propiciam o desenvolvimento das nações, deve ser o pilar de um país. Os países que detêm uma boa educação, respeito, zelam para o cumprimento das leis, condenam a corrupção, os privilégios e praticam a cidadania, como consequência, desenvolvem-se.

Educar para a democracia significa fazer valer princípios, valores e atitudes voltados para a vida coletiva. Dentre estes valores podem ser destacados: o Respeito à vida, ao ser humano e suas diferenças, a Responsabilidade, a Honestidade, a solidariedade e a justiça.

Em nossa sociedade, uma das formas de concretização da cidadania é a educação, conforme já colocado, pois estimula o desenvolvimento de indivíduos em formação dando a eles os meios necessários ao exercício da cidadania para utilização correta de seus direitos e deveres.

A educação para a cidadania é uma despertadora de consciências. Ela colabora para que os estudantes compreendam a dimensão de suas escolhas, ou seja, ela ensina que toda ação individual produz um impacto na vida de outras pessoas e na sociedade, de modo geral.

Não existindo apenas um tipo de regime político democrático, a democracia divide-se, basicamente, em: direta, participativa e representativa.

Democracia é o regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Em um governo democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política. Um dos aspectos que define a democracia é a livre escolha de governantes pelos cidadãos através de eleições diretas ou indiretas.

A democracia não pretende garantir a escolha invariável de bons governantes. Ela apenas torna os maus menos desastrosos e fornece à sociedade os meios para defender-se eficazmente deles. Outra vantagem da democracia é a sua capacidade de proteger o governo de si próprio e dos seus amigos mais chegados.

A escola democrática tem um conceito fomentado na participação ativa dos alunos nas decisões escolares. O conceito de apenas transmitir conhecimento é ultrapassado, é preciso dar espaço para os alunos expressarem suas opiniões e participarem de processos de tomada de decisão.

A democratização da educação faz referência a um processo impulsionado pelos sujeitos da educação, professores e professoras, estudantes e pais e mães de família, e suas organizações sindicais e sociais, para participarem na condução da educação.

Numa gestão democrática é entendido que para ela acontecer é preciso que haja a participação de forma coletiva de todos os envolvidos no processo educacional, é necessário também que possua gestores capacitados e compromissados com o processo de ensino e aprendizagem, que tenha capacidade para planejar e delegar ...

O Estado assegura o direito a educação, auxilia nas funções da escola no sentido de dar suporte a pratica educacional, ele vai então garantir que todos tenham igualdade no direito ao acesso a educação, o Estado torna-se o principal mecanismo que vai assegurar a educação igualitária, ela não pode ser apenas ...

Art. 2o A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.