Qual é a função da coordenação pedagógica?
A principal função do coordenador pedagógico é acompanhar o processo de ensino-aprendizagem na instituição. Na prática, o coordenador é um profissional dinâmico e capaz de resolver problemas.
Qual é a função de uma coordenação?
Enquanto a coordenação corresponde ao trabalho de planejar detalhadamente as ações para que uma equipe alcance suas metas (nível tático), cabe à supervisão acompanhar no dia a dia a execução dessas tarefas e monitorar o desempenho das pessoas para garantir que os resultados sejam alcançados (nível operacional).
Quais as principais funções do coordenador?
Apesar de nem sempre estarem bem delimitadas, as funções do coordenador são diversas e muito importantes. No geral, o objetivo desse profissional é fazer com que o aluno aprenda da melhor forma, com o suporte correto. Esse profissional é um orientador do trabalho coletivo no contexto escolar.
Como o coordenador pedagógico pode ajudar o professor?
O coordenador pedagógico pode ajudar o professor de diversas maneiras. Na prática, é importante que ele crie formas de acompanhar o desempenho dos alunos, selecione os melhores métodos de ensino para a escola, crie uma boa rede comunicacional na escola e prepare o PPP (Projeto político pedagógico).
O que o coordenador deve observar na sala de aula?
Durante a observação em sala de aula, é preciso verificar como se desenvolvem as interações entre professores, alunos e conteúdos e de que forma elas podem se tornar tema da formação continuada na escola.
O que um coordenador de escola não pode fazer?
Ter dificuldades de se relacionar. Gerar conflitos desnecessários, deixar problemas pessoais interferirem no trabalho e prejudicar colegas de propósito são todos proibidos para o coordenador pedagógico. Ele, mais do que todos os profissionais da escola, precisa manter um bom relacionamento com todos.
O que é coordenação pedagógica na escola?
A coordenação pedagógica tem a função de gerenciamento do processo de ensino e aprendizagem da escola. É através de suas ações que professores, direção, pais e alunos entram em harmonia.
O que significa de coordenação?
Significado de Coordenação
substantivo feminino Organização; ação de coordenar, de organizar, de concatenar vários elementos, atividades, serviços: a coordenação das atividades da escola. [Por Extensão] Relação de cooperação harmoniosa observada entre músculos: coordenação motora ou muscular.
O que é uma coordenadora?
substantivo masculino Pessoa especializada que se responsabiliza pelo andamento de uma equipe, pelo progresso de um projeto, pela orientação escolar e pedagógica de crianças; quem se qualifica para atuar na organização e estruturação metódica de alguma coisa: coordenador de projetos; coordenador pedagógico.
Quais as competências do coordenador pedagógico?
Assim, as principais competências do coordenador pedagógico são:
- Clareza e boa comunicação.
- Senso crítico a respeito do processo de ensino.
- Visão integrada nos processos de ensino e aprendizagem.
- Liderança e organização.
- Habilidades socioemocionais.
Quem pode atuar como coordenador pedagógico?
Em geral, o coordenador pedagógico é formado em Pedagogia e possui especialização na área educacional. A especialização não é obrigatória para o ingresso na profissão, mas um diferencial aos olhos do mercado de trabalho.
Qual a rotina de um coordenador?
A rotina do coordenador é permeada de tarefas que não são suas atribuições mas, são assumidas por ele em nome da gestão da escola. A autonomia do coordenador é limitada à liderança do diretor. É necessário rever as estruturas das escolas e a construção das relações entre o coordenador e a comunidade escolar.
O que o coordenador não pode fazer?
Um coordenador não pode, de jeito nenhum, ter dificuldades para se relacionar. Sim, ele precisa saber lidar com as pessoas, gerir bem suas emoções, raciocinar e se expressar de forma clara, para que consiga influenciar positivamente o ambiente.
Qual cargo vem antes de coordenador?
O coordenador está um degrau abaixo do gerente/diretor na hierarquia organizacional.
Como deve ser o perfil de um coordenador pedagógico?
Um coordenador pedagógico precisa ter o espírito de liderança bem aprimorado para conseguir comandar os projetos escolares, orientar os professores e, ainda, lidar com as mais variadas questões relacionadas aos alunos.
Qual o valor do salário de um coordenador pedagógico?
No cargo de Professor e Coordenador Pedagógico se inicia ganhando R$ 2.100,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 5.083,00. A média salarial para Professor e Coordenador Pedagógico no Brasil é de R$ 3.287,00.
O que se espera do professor coordenador?
Além de acompanhar de perto o desempenho dos estudantes e garantir seu engajamento, esse profissional está sempre próximo dos professores, avaliando a qualidade do ensino, do material oferecido, solucionando possíveis problemas e buscando a melhora da relação professor-aluno.
O que avaliar no coordenador pedagógico?
A avaliação da diretora e da supervisora levam em consideração os seguintes aspectos: se estou desempenhando com qualidade o trabalho de formação e acompanhamento dos professores e se o meu trabalho tem legitimidade frente a equipe.
O que perguntar para um coordenador pedagógico?
Qual é o papel do coordenador ou coordenadora pedagógica perante o processo de ensino-aprendizagem? Perante os professores? Perante os alunos e pais? Quais são os estilos de aprendizagem e como implementá-los na escola?
Quais perguntas fazer a um coordenador?
Veja quatro perguntas para fazer ao coordenador da escola
- Qual é o projeto educativo da escola? ...
- A escola tem professores antigos em seu quadro de funcionários? ...
- Os alunos são estimulados a participar de projetos? ...
- Qual é a importância da opinião dos estudantes?
Qual o principal desafio de um coordenador?
Um dos grandes desafios que precisa ser pontuado é o trabalho com a gestão democrática. Além de direcionar os professores, o coordenador tem a função de elaborar e preencher vários documentos, planilhas e tabelas que demonstram e sintetizam o andamento do aprendizado em sua unidade escolar.