Qual é a função da clavícula?

Perguntado por: nmorgado7 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

A clavícula tem quatro funções: serve como local de inserção muscular, proporciona uma barreira para a proteção das estruturas subjacentes, atua como suporte para estabilizar o ombro e prevenir o deslocamento medial quando os músculos contraem e previne a migração inferior do cíngulo do membro superior.

Essas fraturas podem causar dor, inchaço e, às vezes, uma protuberância ou nódulo quando o osso é quebrado. Os médicos geralmente identificam as fraturas da clavícula com base no exame físico, mas tiram radiografias para determinar o local exato da fratura e a extensão da lesão.

A clavícula dá origem a quatro músculos (peitoral maior, esternocleidomastóideo, deltoide e esterno-hióideo) e recebe a inserção distal de dois (subclávio e trapézio); também contém as inserções dos ligamentos costoclavicular, trapezoide e conoide (estes 2 últimos formam o ligamento coracoclavicular).

Os movimentos da clavícula são em decorrência dos movimentos escapulares de: elevação, depressão, protração e retração, respectivamente. A rotação da clavícula ocorre quando o úmero é elevado e a escápula roda para cima, isoladamente não se obtém esse movimento voluntariamente.

Há três marcos importantes na superfície inferior da clavícula: A faceta esternal, encontrada bem na borda da extremidade esternal. Tem a forma de um triângulo, com uma extremidade posterior e uma base anterior, e forma a articulação esternoclavicular. A tuberosidade costal, localizada na extremidade esternal do osso.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

Úmero: é o maior osso do membro superior e é responsável por formar o braço. Ulna: é o mais longo osso que forma o antebraço. Rádio: juntamente com a ulna, o rádio participa da formação do antebraço.

A clavícula é um osso longo, pelo que se apresenta formada por tecido ósseo compacto, disposto concentricamente em lâminas ósseas. Situa-se próxima ao ombro, na zona superior e anterior do tronco.

Assim, em casos de pequenos desvios ou encurtamentos, poderemos adotar o tratamento conservador com a imobilização local. Essa é a prática mais comum e costuma trazer bons resultados com a consolidação completa do osso, de modo que o paciente volte a ter uma vida normal, inclusive com a prática esportiva.

Os sintomas e sinais são bastante semelhantes aos próprios sintomas da fratura. O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação.

O incômodo nesse osso longo e fino pode ser causado por uma série de fatores, que estão ou não relacionados a traumas. Além do osso em si – que pode sofrer fratura, infecção e luxação, a dor na clavícula pode ser resultado de lesões em ligamentos e cartilagens.

A fratura da clavícula pode demora em torno de 2 a 4 meses para consolidar completamente. Os pacientes devem usar uma tipoia por 30 a 40 dias.

A luxação acromioclavicular caracteriza-se pelo deslocamento da clavícula em relação ao acrômio. A lesão ocorre, geralmente, após uma queda sobre o ombro, podendo ocorrer tanto na prática esportiva como em atividades do dia a dia.

Levando em conta que no início do tratamento o paciente ainda apresenta dor e edema no local da fratura, o fisioterapeuta pode utilizar técnicas como gelo, infravermelho, laser, ultrassom e estimulação elétrica nervosa transcutânea para auxiliar no alívio dos sintomas e estimular, aos poucos, o local da lesão.

O músculo subclávio é um pequeno músculo localizado entre a clavícula e a primeira costela, com função principal de estabilização ativa da clavícula durante movimentos do ombro e do braço.

A escápula, também chamada de omoplata, é um osso classificado como plano e possui forma triangular, que se conecta à clavícula por meio de ligamentos. A junção destes dois ossos, localizados na extremidade superior do membro, é responsável por ligar o braço ao tronco do corpo.