Qual é a função da célula eucariota?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

As células eucariontes compõem boa parte dos organismos vivos presentes no planeta, sendo a presença dessas células, juntamente com a captação de energia para sobrevivência, reprodução, evolução e resposta a estímulo, as principais características dos seres vivos.

Ele permite, inclusive, que uma espécie crie resistência antibiótica a partir daquela obtida por outro organismo de espécie diferente. Nesta reprodução, não ocorre a condensação dos cromossomos em função da ausência de processos de mitose.

Função: é responsável por guardar e proteger o material genético, o DNA, um composto orgânico que transmite as informações hereditárias. O que é: é considerada a maior organela da célula. O núcleo é coberto pelo envoltório nuclear e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares.

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nesse tipo celular, o material genético não está espalhado pelo citoplasma, como nas células procariontes, mas, sim, restritos à região do núcleo.

São exemplos:

  • Micróglias: atuam na defesa do sistema nervoso;
  • Neurônios: são responsáveis pela transmissão de mensagens;
  • Células dendríticas: atuam no transporte de antígenos;
  • Células de Schwann: atuam na produção de mielina, que auxiliam na produção dos impulsos nervosos.

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo verdadeiro, ou seja, o material genético fica separado dos demais componentes celulares pelo envoltório nuclear denominado carioteca. Além do núcleo, essas células possuem várias estruturas denominadas organelas, localizadas em seu citoplasma.

A célula é a estrutura funcional que constitui todo ser vivo, exerce funções no DNA, metabolismo, sintese de proteina, reprodução e divisão. armezenar e replicar dna, síntese de carboidratos e filtração de substancias intra e extracelulares, assim também produzindo energia.

Em termos de organização estrutural, a célula eucariótica (Fig. 3), é formada, basicamente pelo núcleo celular, compartimento limitado por uma dupla membrana - o envoltório nuclear (ou carioteca) - em cujo interior se encontra, a maior parte do DNA da célula.

Os ribossomos são as estruturas responsáveis pelo processo de síntese proteica. Eles estão presentes em células procarióticas e eucarióticas, sendo encontrados em maior quantidade em células nas quais há uma intensa síntese de proteínas.

As células eucariontes são encontradas em seres vivos unicelulares (que possuem uma célula) ou pluricelulares (que possuem mais de uma célula). Esses seres estão dentro das classes dos fungos, dos animais, dos protozoários e das plantas.

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo verdadeiro. Nessas células, o material genético está envolvido por uma membrana nuclear, também chamada de carioteca, garantindo a proteção do DNA contra os movimentos do citoesqueleto da célula.

Procariontes: bactérias e arqueobactérias; Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.
...
As células procariontes (ou as bactérias) possuem membrana celular que exerce o papel seletivo e também de:

  • delimitação celular;
  • parede celular;
  • cápsula bacteriana feita de polissacarídeos;
  • citoplasma.

Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.

Ele é responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida. O citoplasma também possui a função de sustentação esquelética celular através de uma estrutura constituída por microfilamentos e tubos proteicos chamada de citoesqueleto.

A origem das células eucariontes a partir de organismos ancestrais anaeróbios procariontes, provavelmente cerca de 1,7 bilhões de anos, promoveu maior complexidade, portanto especialização da estrutura celular.

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.

A principal diferença entre esses dois tipos está na estrutura celular. A célula procariótica caracteriza-se pela ausência de núcleo e estrutura simples. Já a célula eucariótica tem núcleo definido e estrutura mais complexa. Há mais de 3,5 bilhões de anos acredita-se que surgiu a primeira célula procariótica.