Qual é a função da Carqueja?

Perguntado por: dtaveira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A carqueja é indicada como tônico estomáquico, antidiarreico e antirreumático. Sua função principal é regular o funcionamento do fígado e intestinos. Auxilia nos regimes de emagrecimento, sendo usada no tratamento de má digestão, cálculos biliares, doenças do baço e dos rins.

Ajuda na perda de peso
Quem deseja emagrecer pode encontrar no chá de carqueja um poderoso aliado. Primeiro porque ele possui efeito diurético, eliminando toxinas e edema causado pelo processo inflamatório do tecido adiposo. Segundo, existem alguns estudos que constataram um comportamento termogênico por parte do chá.

O chá de carqueja é feito a partir de uma planta de nome científico Baccharis trimera. Essa erva se encontra em abundância por toda a América do Sul, onde é muito famosa pelo seu efeito digestivo. A planta é conhecida de muitas avós, que aprenderam que o chá de carqueja cai bem depois das refeições pesadas.

A carqueja ajuda a diminuir a pressão arterial devido à sua ação diurética, que aumenta a eliminação de líquidos do corpo. Isso faz com que o volume de líquidos nos vasos sanguíneos diminua, reduzindo também o esforço que o coração precisa fazer para bombear o sangue e, consequentemente, diminuindo a pressão arterial.

Embora tenha diversos benefícios para a saúde, o uso da carqueja também pode causar efeitos colaterais, principalmente quando é consumida em quantidade excessiva, além de ser contraindicada para mulheres grávidas ou em amamentação.

Segundo a nutricionista Bruna Oliveira, o chá mais indicado para quadros de gordura no fígado é o de cardo mariano. A seguir, a endocrinologista Nathalia Ferreira explica o que é a esteatose hepática não alcoólica e quais as suas causas.

Veja a seguir quatro chás que ajudam a diminuir a gordura no fígado:

  1. 1 Chá verde. Estudos mostram que o chá verde, cientificamente conhecido como Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina. ...
  2. 2 Chá de alcachofra. ...
  3. 3 Chá de alho com limão. ...
  4. 4 Chá de gengibre, cacau e canela.

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Carqueja
O consumo da carqueja amarga não é indicado para gestantes e lactentes. Também é bom ter cuidado com o excesso, pois o chá pode causar hipoglicemia e abaixar a pressão. Nas pessoas que já são propensas a essas condições, é melhor evitar tomar o chá de carqueja.

A receita é elaborada a partir de uma colher de sopa das hastes da planta picadas para uma dose de uma xicara de chá de água fervente. O consumo deve ser feito em, no máximo, três vezes ao dia e sempre meia hora antes das refeições.

Também diminui os níveis de glicose no sangue, tratando diabetes, além de melhorar o sistema urinário e o cardiovascular. A Carqueja melhora o funcionamento do intestino, regula a pressão arterial e os níveis de açúcar, além de fortalecer o sistema imunológico e ajudar no emagrecimento.

Ele ajuda a emagrecer, mas segundo a nutricionista Sueli Oliveira, é necessário unir o chá com dieta e atividade física. Isso se deve porque a carqueja tem ação diurética, auxiliando nos processos de emagrecimento por meio do aumento da retenção de líquidos.

Chá de carqueja (Baccharis trimera)

  1. Ingredientes. 2,5 g (2,5 colheres de chá das folhas da carqueja) ...
  2. Preparo. Coloque as folhas em uma xícara, despeje a água quente por cima e tampe com a ajuda de um pires. ...
  3. Consumo. Você pode tomar 1 xícara de chá (150 ml) de duas a três vezes ao dia. ...
  4. Contraindicações.

CARQUEJA. A planta com propriedades digestiva e antiácida não é recomendada a pacientes em uso de anti-hipertensivos (medicação para Hipertensão arterial sistêmica), sob risco de elevação do efeito do fármaco, necessitando de reajuste na dose.

Por conter a função diurética, assim como o chá de cavalinho ou de hibisco, não é indicado durante a noite. No final do dia, prefira opções com efeito calmante, como o chá de maracujá ou de lavanda, que ajudam a reduzir a ansiedade e a dormir melhor.