Qual é a função da cápsula bacteriana?

Perguntado por: apereira6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

As cápsulas bacterianas inibem a capacidade dos macrófagos e neutrófilos de fagocitose encapsular bactérias, permitindo assim a sua evasão da resposta imune do hospedeiro.

Quando o glicocálice for organizado e estiver firmemente acoplado à parede celular, ele é denominado de CÁPSULA; Se for desorganizado e estiver frouxamente ligado à parede celular é denominado CAMADA LIMOSA; A camada limosa é solúvel em água.

Os flagelos e alguns pili são utilizados para locomoção, as fímbrias auxiliam a célula a aderir a superfícies, e os pili sexuais são utilizados para troca de DNA.

Essa parede celular apresenta como principal função manter a forma das células bacterianas e garantir proteção. Além disso, é possível perceber em algumas espécies uma cápsula polissacarídica envolvendo a parede.

Os flagelos apresentam como função primordial garantir a movimentação da célula. Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. Nessas células, fica clara a função do flagelo, que é garantir que a célula reprodutiva masculina encontre a célula reprodutiva feminina para que ocorra a fecundação.

Os biofilmes permitem o crescimento de bactérias de forma protegida e permitem a sobrevivência mesmo quando as condições não se mostram favoráveis. A troca de nutrientes é assim facilitada e por isso o crescimento torna-se mais propício. Para além disso apresentam uma maior tolerância a agentes antimicrobianos.

Essa “capa” de microrganismos pode estar ancorada em uma determinada superfície e possui cinco etapas de formação (Figura 1): (1) adesão inicial, (2) adesão irreversível, (3) desenvolvimento da arquitetura do biofilme, (4) maturação e (5) dispersão (SCHERRER & MARCON, 2016).

A formação de biofilmes ocorre em virtude da deposição e adesão de microrganismos em uma superfície de contato, a qual se fixam, formam uma matriz de exopolissacarídeos e iniciam seu crescimento, sua maturação e, posteriormente, a sua dispersão.

Esta é uma estrutura localizada externamente à membrana plasmática e que atua na proteção da célula, moldando o seu formato. Ela é ausente em algumas bactérias e arqueas.

Camada limosa – liga-se frouxamente à superfície. Confere rigidez estrutural à célula. Proteção contra lise osmótica. Sítio receptor para proteínas e outras moléculas que interagem com a bactéria.

A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células.

É como se fosse um revestimento de açúcar ao redor da bactéria. A importância da cápsula bacteriana para a patogenicidade é que quando a cápsula está presente no microrganismo ocorre um aumento da virulência da espécie, pois ela resiste às defesas do hospedeiro impedindo a fagocitose.

Os flagelos dos organismos eucarióticos são estruturalmente idênticos aos cílios, sendo por isso a distinção geralmente baseada na função ou no comprimento. Fímbrias e pili são também finos apêndices celulares, mas têm funções bem diversas e são geralmente mais pequenos.

A célula bacteriana é composta por membrana celular e citoplasma, onde, além do cromossomo bacteriano, são encontrados ribossomos e alguns plasmídios, fragmentos de cromossomos com genes que podem determinar maior resistência a fatores externos como antibióticos, por exemplo.

Diferentemente dos flagelos, estas fimbrias não possuem motilidade, mas sendo de natureza proteica (pilina), possuem propriedades antigênicas e hematoaglutinantes. Apresentam importância médica uma vez que algumas fimbrias medeiam a ligação de bactérias a células através de adesinas (ADESINAS BACTERIANAS).

A membrana citoplasmática localiza-se subjacente à parede celular, é formada por dupla camada fosfolipoproteica e é fundamental na estrutura bacteriana. Atua como barreira osmótica ( a substâncias ionizadas e grandes moléculas), é livremente permeável aos íons sódio e aos amino-ácidos (permeabilidade seletiva).

No nucleoide, são encontrados todos os genes necessários para que a célula seja capaz de realizar suas atividades, ou seja, é nesse local que se encontra a informação genética essencial para a sobrevivência do organismo.

Significado de Flagelo
[Por Extensão] Punição feita por castigo físico; tortura. [Figurado] Tortura moral; em que há aflição; angústia. [Figurado] O que causa aborrecimento: o seu flagelo são as queixas dos vizinhos. [Por Extensão] Infortúnio pessoal ou coletivo; calamidade.

FUNÇÃO DO CÍLIO é mover fluídos sobre as células ou mover as células sobre fluidos, a fim de captura de alimentos ou locomoção e limpeza das vias respiratórias.

Entende-se por biofilme bacteriano, uma comunidade complexa composta por uma única, ou diversas espécies de micro-organismos, estes, se encontram aderidos a uma superfície e revestidos por uma camada heterogênea de matriz extracelular que é capaz de diferenciar o ambiente onde estão presentes.