Qual é a função da argumentação?

Perguntado por: ibeiramar5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Argumentação é um recurso da linguagem usado na defesa de um ponto de vista acerca de um assunto em situações de debate e discussão de ideias. Os debates formais, ou mesmo os informais, exigem uma ótima capacidade argumentativa por parte dos participantes.

Um argumento é um conjunto de afirmações conectadas das quais pelo menos uma (a premissa) pretende oferecer razões para mostrar que a outra (a conclusão) é verdadeira. Assim, para termos um argumento precisamos de premissas e conclusões.

Segue uma lista com tipos de operadores argumentativos: Adição: e, nem, também, não só, mas também, mas ainda, como também, ademais, outrossim, além disso. Explicação: pois, porque, que, porquanto. Condição: se, caso, desde que, contanto que, exceto se, salvo se, a menos que, a não ser que, sem que, uma vez que.

O que diferencia o dissertativo-argumentativo de outros tipos textuais é, justamente, sua finalidade: apresentar ideias, argumentos sólidos, a fim de defender um ponto de vista e convencer o leitor.

Quais são os 5 tipos de argumentos? Os 5 principais tipos são: por autoridade ou citação, exemplificação, causa e consequência, comparação e comprovação.

A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem.

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

No argumento por exemplificação, o argumentador baseia a tese ou conclusão [C] em exemplos representativos [D], os quais, por si sós, já são suficientes para justificá-la [J].

Uma conclusão é a proposição que se defende, num argumento, recorrendo a premissas.

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois a defende.

O texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

A Argumentação é um recurso retórico da linguagem utilizado na produção de textos argumentativos, o qual apresenta um conjunto de proposições, promovendo assim o diálogo e reflexões críticas. Um bom texto argumentativo inclui a clareza de ideias e o uso correto das normas gramaticais, ou seja, a coerência e a coesão.

As premissas do argumento devem ser verdadeiras ou pelo menos aceitáveis para uma pessoa razoável. As premissas devem oferecer informações relevantes para justificar a conclusão. As premissas devem oferecer informações suficientes para justificar a conclusão.

Estrutura para a contra argumentação na produção de textos
Introdução ou tese: deve-se delimitar o tema; Desenvolvimento ou antítese: argumentação através de concessões e possibilidades seguida dos argumentos e resultados opostos; Conclusão: resgata o ponto de vista complementando as ideias.

O melhor método de argumento que pode ser utilizado depende muito da pessoa que irá utiliza-lo, então, é necessário primeiro filtrar essa pergunta e tentar entender a qual resultado se quer chegar.

O que são estratégias argumentativas? Para começar, os argumentos são ideias lógicas, relacionadas entre si, com o objetivo de esclarecer determinada situação ou dúvida. Já as estratégias argumentativas são as maneiras como você organizará e apresentará os seus argumentos para chegar a uma conclusão.

4 dicas de argumentação para vendas para colocar em prática já!

  1. Ter domínio sobre o que será vendido;
  2. Conhecer sobre o mercado (tendências e principais concorrentes, por exemplo);
  3. Saber quem é o seu cliente – e tratá-lo como único. Personalizar o atendimento é de extrema importância.