Qual é a função da anáfora?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Anáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença. Por afetar a estrutura do enunciado, é classificada como figura de sintaxe (ou figura de construção).

Geralmente, a anáfora resgata uma informação citada anteriormente no texto. Já a catáfora é uma expressão que apresenta uma informação que ainda vai ser trabalhada no texto.

1. [ Linguística ] Processo de antecipação da informação através de uma unidade linguística cuja referência representa semanticamente um sintagma que surge depois (ex.: há catáfora em "detesto isto; ele toma as decisões e só depois nos informa").

A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar.

A anáfora indireta é um caso de referência textual, uma vez que, no processo discursivo, os interlocutores constroem referentes de acordo com sua intenção e o contexto em que estão inseridos.

Para resumir: quando estiver fazendo referência a um termo citado anteriormente, se trata de uma anáfora. Quando estiver antecipando um termo ou expressão que ainda será citado, é uma catáfora.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Muito utilizada na poesia e na música, a anáfora aumenta a expressividade da mensagem, enfatizando o sentido de termos repetidos consecutivamente.

Um anafórico faz uma referência a um termo antecedente, retomando um termo anteriormente usado no discurso. Pedro caiu no recreio. Ouvi-o chorar muito. O pronome oblíquo o é um pronome anafórico porque faz referência ao termo Pedro, anteriormente apresentado.

1. Pronomes anafóricos: São chamados pronomes anafóricos os termos ou expressões que, em um texto, fazem referência direta ou indireta a um termo anterior.

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

Em resumo, a função endofórica se refere a algo dentro do texto: São palavras que retomam ou antecipam outra ou outras. Quando ela é anafórica, retoma elementos do texto sem necessitar repetir seus nomes.

Em linguística pragmática, exófora é a referência a algo extralinguístico, não no mesmo texto, e contrasta com a endofórica. Exóforia pode ser dêixis, em que palavras ou marcações gramaticais são usadas para fazer referência a algo no contexto do enunciado ou do falante.

Se o anafórico se refere a um antecedente, o catafórico se refere ao que será enunciado adiante. Em "A verdade é esta, meus caros: estamos mal-arrumados!", por exemplo, o pronome demonstrativo "esta" se refere ao que é enunciado em seguida ("estamos mal-arrumados!").

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Anáfora. A anáfora retoma o referente por meio de um elemento coesivo que pode ser: artigos, advérbios, pronomes e numerais. Nesse caso, o referente textual já foi mencionado anteriormente no texto.

Resumo sobre as figuras de construção ou sintaxe
Anáfora é a repetição de um ou mais termos no início de versos ou frases. Pleonasmo é a repetição intencional com o objetivo de enfatizar uma ideia. Anacoluto é a falta de conexão sintática entre o início da frase e a sequência de ideias.

É um mecanismo linguístico por meio do qual um termo recupera um outro termo que o antecedeu no texto. Exemplos: Mariana comprou um novo carro. O veículo é o lançamento do ano.