Qual é a fruta que tem mais potássio?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Banana. Possivelmente a mais lembrada quando o assunto são alimentos ricos em potássio, a banana geralmente apresenta mais de 10% da quantidade diária do mineral recomendada para consumo.

Ambas apresentam 358 mg de potássio.

O corpo usa o potássio para várias tarefas: desde manter o equilíbrio de líquido no corpo até promover o bom funcionamento do coração e cérebro.
...
Coma mais carnes ricas em potássio.

  1. 383 mg em frango.
  2. 290 mg em carne de vaca.
  3. 259 mg em carneiro.
  4. 250 mg no peru de carne vermelha.

Principais causas: normalmente o excesso de potássio é causado por insuficiência renal, diabetes tipo 1, uso de medicamentos diuréticos ou grandes sangramentos.

Feijão branco
Feijões e lentilhas são boas fontes de potássio, mas feijões brancos estão entre os melhores. Aproximadamente 180 g de feijão branco traz 829 mg de potássio, ou 18% do recomendado para ingestão diária (3).

Batata, batata-doce, beterraba, brócolis, cará, couve, couve-flor, espinafre e tomate.

Na hipocalemia, os níveis de potássio no sangue estão excessivamente baixos. A presença de níveis baixos de potássio tem muitas causas, mas normalmente resulta de vômitos, diarreia, distúrbios da glândula adrenal ou do uso de diuréticos.

5 alimentos ricos em potássio para incluir no cardápio

  1. Semente de abóbora possui propriedades antioxidantes. ...
  2. Uva passa é rica em fibras e ajuda o coração. ...
  3. Abacate é gordura boa que reduz o colesterol ruim. ...
  4. Shimeji garante equilíbrio da pressão arterial. ...
  5. Filé de truta é proteico e fonte de ômega 3.

A causa mais comum é a perda excessiva de potássio na urina, causada pelo uso de medicamentos diuréticos. Vômitos e diarreia também podem levar à baixa quantidade de potássio no sangue a partir do trato digestivo. Hipocalemia dificilmente é resultado de uma dieta pobre em potássio, mas pode acontecer.

Fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, a ciência nutricional aponta que ingerir duas bananas por dia pode trazer mais benefícios do que você imagina, dentre eles, aumentar a disposição do corpo e reduzir os níveis de estresse do cotidiano!

A carne suína tem a menor relação sódio/potássio quando comparada à carne de frango e de boi. Por isso, é indicada para pessoas com problemas de hipertensão arterial. Uma das virtudes da carne suína é o seu teor de potássio.

Castanhas do Pará, de caju e amêndoas (nuts), sardinha assada, romã, feijão cozido e água de coco podem substituir a fruta tão consumida pelos atletas. Nutricionista cita benefícios do mineral.

Para diminuir o teor de potássio dos grãos, frutas e vegetais, uma dica é descascá-los e cortar em cubos antes de serem cozidos. Em seguida, devem ser colocadas de molho durante cerca de 2 horas e, quando for cozinhar, colocar bastante água, mas sem sal.

Valores considerados normais de potássio no sangue variam de 3,5 a 5 mililitros por milímetro cúbico de sangue e tanto a sua falta como o seu excesso, podem ocasionar arritmias cardíacas e morte súbita.

Abacaxi, maçã, melancia e pêssego são frutas com pouco potássio.

Mineral é importante para o funcionamento dos rins e controle de água no organismo. O potássio também é importante para controlar os níveis de água no corpo. Ele atua como uma espécie de isotônico, regulando a entrada e saída de fluidos.

O aumento na quantidade de potássio no sangue pode levar ao surgimento de alguns sinais e sintomas inespecíficos, que podem acabar passando despercebidos como:

  • Dor no peito;
  • Alteração dos batimentos cardíacos;
  • Sensação de dormência ou formigamento;
  • Fraqueza e/ou paralisia dos músculos.

Super Dosagem: O Cloreto de Potássio pode ser letal!
O excesso de íons potássio atrapalha o processo, paralisando o músculo. Esta paralisia se dá em todos os músculos, no caso de ingestão ou injeção, principalmente no músculo mais ativo, o músculo cardíaco, causando parada cardíaca e morte.

O arroz integral é um cereal que tem um teor mais elevado de potássio e fósforo em comparação com o arroz branco. Uma xícara de arroz integral cozido contém 154 mg de potássio e 150 mg de fósforo. A mesma medida de arroz branco cozido contém apenas 54 mg de potássio e 69 mg de fósforo.