Qual e a fruta que tem a cor azul?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Mirtilo ou blueberry é o nome dado para uma fruta nativa da parte norte do mundo, muito comum na América do Norte e Europa. Ele também é conhecido como arándano e uva-do-monte. Suas principais características são a cor azul-escura e o formato arredondado e achatado.

Por que não há alimento azul na natureza? Isto acontece porque os corantes azuis presentes nas plantas são muito sensíveis à luz, ao oxigênio e à acidez e se degradam rapidamente.

O mirtilo é rico em antocianinas, responsáveis pela cor, entretanto, instáveis frente a luz e pH. A cor azul da fruta muda nos produtos, conforme o pH, de azul, instável em pH próximo ao neutro, para tons vermelhos, mais estáveis, em pHs ácidos.

Vinda da América do Norte, essa frutinha, conhecida como mirtilo, talvez seja o alimento natural cuja cor mais se aproxime do azul.

Já o póbi do azul leva a gente a pensar em mofo ou algo estragado. Então, muito provavelmente ao longo dos anos, os rangos da cor azul foram sabotados e acabaram sendo extintos. É triste, mas a gente tem que aceitar! Não existe comida azul, só que tem algo melhor: COMIDA ROXA, vem descobrir as 7 melhores aqui!

Pitaya, pitaia ou fruta do dragão, tem origem americana e vem deslumbrando o mundo com seu sabor e aparência exótica! Quem nunca viu na feira ou supermercado essas frutas coloridas que dão água na boca só de ver?

O morango azul existe, de fato, mas não é uma fruta encontrada na natureza. O motivo é simples: o morango azul é uma fruta geneticamente modificada em laboratório. E mais, a sua cor veio de um peixe!

As palavras fruta-cor, furtacor e frutacor estão erradas. Furta-cor se refere a uma cor cambiante, que se altera conforme a luz que recebe. É uma palavra muito usada para indicar a cor de algumas pedras usadas em bijuterias e em decorações.

Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes. É importante deixar claro aqui que o termo legume, nesse caso, está sendo usado no seu sentido popular.

Você sabia que a laranja, a maçã, o mamão, o morango e a jaca são exemplos de frutas que não são brasileiras? A Índia é terra da laranja e da jaca, já a maçã é da região da Eurásia. O mamão veio do México e o morango teve origem tanto nos EUA, quanto no Chile.

Nas plantas a cor azul é muito rara e um dos exemplos mais famosos para obtenção desse pigmento vem da espécie Indigofera tinctoria: o popular índigo, que não é encontrado na planta viva, mas obtido através de oxidações e é amplamente utilizado na indústria têxtil.

Por que o mirtilo é tão caro? O mirtilo é típico de países com climas temperados. Dessa forma, há poucas plantações da fruta no Brasil, o que encarece a fruta na hora da compra.

Fruta é nativa das regiões frias da América do Norte. No Brasil, o cultivo se concentra nas áreas mais frias do Sul do país.

BLUEBERRY (MIRTILO) KG por R$182,00.

Pode parecer que a cor azul é bastante presente na natureza, por causa do céu e do oceano. No entanto, não é bem assim. Entre os seres vivos, como animais e plantas, e até mesmo entre os minérios, a cor azul é de uma raridade sem igual.

Parece-nos uma cor mais comum, porque a imensidão do céu é azul, ou o mar também é azul. Mas, entre todas as tonalidades encontradas em rochas, plantas e flores, ou nos pelos de animais, penas, escamas e pele, o azul é surpreendentemente raro, conforme um relatório publicado pela Live Science.

A cor azul é abundante no céu e nas águas, mas não entre os organismos vivos. Em aves é resultado da forma como as penas filtram a luz branca e refletem luz azul, não pela presença de pigmento. Entre os minerais, pigmentos azuis muitas vezes contêm metais que podem ser tóxicos. Nas plantas, é uma cor ainda mais rara.