Qual é a fruta que não dá gases?

Perguntado por: aperalta8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Frutas. Pensando nas refeições principais como almoço e jantar, as frutas são uma ótima pedida para a sobremesa. Algumas têm propriedades laxativas e aceleram o trânsito intestinal, o que reduz a formação de gases. As mais indicadas são: laranja com bagaço, ameixa seca, abacaxi com o miolo e o mamão.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

8 tipos de alimentos que podem favorecer a flatulência
Alguns exemplos de alimentos que estão associados a um maior risco de flatulência são: Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas.

Entre as frutas, a banana é um destaque contra o inchaço e os gases, graças ao alto nível de potássio.

Consumir alimentos fermentáveis: Alguns grupos alimentares demoram mais para serem digeridos, como o feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Ansiedade: O transtorno pode acelerar a digestão no intestino, facilitando a produção e aumento dos gases.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

A simeticona é um ingrediente ativo muito eficaz para aliviar os sintomas associados a gases e dores causadas por um estômago inchado.

Maçã A maçã é uma fruta bastante popular, rica em fibras, vitamina C e antioxidantes. Porém, a frutose e o alto teor de fibras que são fermentados no intestino grosso podem causar gases e inchaço em algumas pessoas.

Leite. Quem sofre com gases ao tomar leite ou derivados pode ser intolerante à lactose. A deficiência da enzima que digere o açúcar do leite provoca distensão abdominal e todos os desconfortos decorrentes, como gases e diarreia. 2 Leite sem lactose, nesse caso, é a melhor solução.

Intestino preso? Aposte em frutas laxativas

  • Ameixa fresca ou seca.
  • Mamão.
  • Kiwi.
  • Abacaxi.
  • Figo.
  • Amora.
  • Abacate.
  • Laranja.

Fique de joelhos sobre o chão ou colchonete. Encoste a cabeça nos joelhos e eleve o bumbum. Esse movimento, aliado à força da gravidade, fará com que os gases subam e sejam eliminados, aliviando a dor.

Dentre as causas de dor abdominal temos os gases intestinais em excesso. Esse sintoma gastrointestinal, costuma a causar distensão abdominal, dor no abdome e estar associado a quadros de náuseas, flatulências, inchaço e eructação.

Algumas delas são: bananas, ameixas, caju, goiaba, morango, melancia. Ingerir alimentos gordurosos ou fritos também podem aumentar a formação dos gases. Por isso, devem ser evitados. Alérgicos a laticínios, ao perceberem o aumento dos gases, também devem suspender o consumo desses alimentos e investigar as causas.

Engolir o ar em excesso
A principal causa do excesso de gases no estômago é engolir o ar. Mas quando isso acontece? Alguns hábitos que contribuem para engolir mais ar são 1: tomar bebidas com gás (refrigerantes, principalmente);

Em outras palavras, a atenção deve ser redobrada quando a instalação de gases é abrupta ou quando há perda de peso, presença de sangue nas fezes ou sensação de “gás” no tórax.

Café Embora o café não seja um irritante gastrointestinal para todos, algumas pessoas são sensíveis à cafeína e, como resultado, podem notar alguns problemas digestórios, como gases ou até mesmo urgência para ir ao banheiro.

Legumes, como abóbora, almeirão, tomate, pepino, couve, espinafre, batata doce, vagem e vegetais folhosos; Cereais integrais, como aveia em flocos, arroz integral, macarrão integral e milho; Leguminosas, como grão de bico, ervilha, lentilha e feijão.

Logo, para isso, coloque o feijão de molho e esprema ½ limão na água, e pode colocar algumas rodelas na água do molho. Mantenha os grãos de molho de 12h a 15h, e depois descarte a água e cozinhe normalmente!