Qual é a fruta que é rica em vitamina D?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Basicamente, a vitamina D está presente apenas em alimentos de origem animal. A única exceção são os cogumelos1, que, assim como os humanos, conseguem sintetizar o nutriente quando ficam expostos ao sol.

As principais fontes alimentares de vitamina D são carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana, sem protetor solar, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele, segundo Cristiane Perroni.

Qual suco posso tomar para reforçar a vitamina D? Uma excelente alternativa é consumir suco de laranja, preparado de maneira simples, com água e uma quantidade reduzida de açúcar. Além da laranja, outros alimentos que podem te ajudar com este tema são: ovo, bife de fígado e salmão.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

A falta de vitamina D pode deixar o organismo mais vulnerável a desenvolver algumas doenças, como raquitismo (exclusivamente em crianças), osteomalácia, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e depressão.

Por conta do seu poder antioxidante, consumir cenoura regularmente ajuda a evitar o estresse oxidativo, que enfraquece a sinalização nervosa e reduz a função cognitiva. Ou seja, a cenoura pode ajudar a melhorar essa função e reduzir o risco de problemas de memória e demência ligados à idade.

A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

No entanto, estudos sugerem que a vitamina D3 é melhor absorvida pelo organismo e, por isso, mais indicada para a suplementação.

A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.

Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

A vitamina B12, assim como a B2, B6 e o ácido fólico, também desempenham funções na manutenção de vias metabólicas dentro das células. A falta de tais nutrientes impede o início do processo de produção de energia.

O melhor horário para tomar a vitamina D através dos alimentos e suplementos é no momento da maior refeição diária, geralmente o almoço ou o jantar.

Baixa imunidade
O sistema imunológico é responsável por defender o corpo, e a falta de Vitamina D prejudica sua regulação, o que pode resultar em graves doenças.

Muito nutritiva, ela é fonte de sais minerais como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras. Mas, além disso, há quem acredite que uma bebida feita a partir desse vegetal pode potencializar a perda de peso: cenoura com banana.

Pesquisas indicam que a beterraba é capaz de diminuir a pressão sanguínea e o seu risco de problemas cardiovasculares, como derrames e ataques cardíacos. Isso é possível com a ajuda dos nitratos presentes no vegetal, que têm conseguem aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

Pode ajudar a manter a pele com aparência mais jovem, retardando formação de rugas e evitando ressecamento desta. Mas não apenas na estética a cenoura traz benefícios. Também pode ajudar a melhorar a digestão, combater prisão de ventre, eliminar toxinas, aumentas quantidade de fibras e melhorar a visão.

Os sintomas de deficiência de vitamina D podem incluir:

  1. Baixa imunidade;
  2. Fadiga sem motivo aparente;
  3. Dores nas costas e nos ossos;
  4. Desânimo constante;
  5. Problemas de cicatrização;
  6. Perda de cabelo;
  7. Dor muscular.

Vitamina D para idosos
Sua principal fonte é a luz solar, bastando uma exposição de 10 a 20 minutos por dia (em sol forte) para suprir a necessidade do nutriente. Gema de ovos e atum também podem ajudar.