Qual é a fruta que é bom para baixar o colesterol?

Perguntado por: rmoraes8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Laranja, limão e outras frutas cítricas: são ricas em fibras solúveis e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto.

Confira abaixo:

  1. Consumir bebidas e alimentos ricos em fibras, como frutas e sucos sem açúcar.
  2. Evitar comidas gordurosas, como fast-food.
  3. Evitar fumar.
  4. Evitar bebidas alcoólicas.
  5. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.

5 melhores frutas para colesterol alto

  1. Maçã De acordo com o livro “Healing Food”, ou Frutas que Curam, da editora DK, a fibra de pectina presente nas maçãs, além de outros elementos como os polifenóis antioxidantes, reduz os níveis de colesterol LDL e diminui a sua oxidação. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Mamão. ...
  4. Tomates. ...
  5. Abacates.

O suco de laranja com berinjela é uma das melhores opções para reduzir o colesterol, já que esse suco é rico em fibras, um nutriente que reduz a absorção da gordura dos alimentos no intestino, diminuindo os níveis de colesterol "ruim" no sangue.

Melancia, goiaba, uva, romã, frutas vermelhas, abacate com couve e até laranja com berinjela... Nutricionista ensina receitas que ajudam na saúde do coração e explica o papel dos nutrientes. O colesterol elevado é uma das principais causas de doenças cardiovasculares em nosso país.

Café com pão integral, frutas e cereais
Ricas em vitamina C, elas possuem ação antioxidante, que diminui o risco de acúmulo de placas de gordura no interior das artérias e acabam sendo bastante eficazes na prevenção da aterosclerose.

Sim. A banana é uma fruta bastante nutritiva e oferece diversos benefícios para organismo. Por conter fibras, seu consumo regular pode ser benéfico para quem tem colesterol alto.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

Vitamina de goiaba com aveia
A vitamina de goiaba com aveia é um excelente remédio caseiro para ajudar a diminuir o colesterol. O indicado é tomar pelo menos 3 vezes por semana um copo de vitamina de goiaba com aveia.

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a diminuir o colesterol são:

  1. Alcachofra. A alcachofra é rica em antioxidantes, principalmente luteolina, que ajuda a prevenir a formação do colesterol. ...
  2. Sementes de linhaça. ...
  3. Feno grego. ...
  4. Água de alho. ...
  5. Aveia. ...
  6. Levedura de cerveja. ...
  7. Cúrcuma.

O consumo de gorduras saturadas e trans é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, pois eleva o colesterol ruim (LDL) e reduze o colesterol bom (HDL).

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Uma alimentação rica em fibras também ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Comer alimentos com fibra diariamente, como frutas, legumes e verduras – principalmente as verdes escuras, como brócolis e espinafre –, também é uma ótima forma de suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais do organismo.

Enquanto quase todos os tipos de vegetais são uma boa escolha; a beterraba, cebola, repolho, brócolis e alcachofras são especialmente úteis para aumentar a ingestão de fibra e proteger a saúde do coração. Nozes de todos os tipos são uma boa fonte de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas saudáveis.

Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado. O motivo é que o filtro de papel vai absorver as substâncias kahweol e o cafestol, que impactam negativamente o colesterol.

O pão pode ser consumido de várias formas, com diferentes recheios ou acompanhamentos em qualquer refeição do dia. Mas, dependendo da forma de preparo, comê-lo todos os dias pode ser prejudicial para quem tem colesterol alto.

É conhecido como ruim por entrar nas artérias e provocar o entupimento. Se existir excesso de LDL na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso o LDL é chamado de "mau" colesterol.

Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias. O consumo do suco de beterraba também auxilia na redução da inflamação da pele e devolve o brilho natural da pele.