Qual é a fruta que é antibiótico?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

As cranberries são muito indicadas para o tratamento e prevenção de infeccções bacterianas, principalmente urinária. Agora, um novo estudo publicado na revista acadêmica Advanced Scice aponta que a ingestão da fruta vermelha tem o poder de melhorar a eficácia dos remédios antibióticos.

Alho: O alho é um dos antibióticos naturais mais conhecidos e utilizados. Ele possui compostos como a alicina, que possuem propriedades antimicrobianas e podem ajudar a combater infecções. Mel: O mel é outro antibiótico natural que pode ajudar a combater infecções de forma natural.

Alho, mel e outros alimentos que comprovadamente têm poder antibiótico.

Não é novidade para ninguém que laranja e limões são ótimas frutas para fortalecer o organismo contra bactérias.

Assim como as frutas cítricas, as frutas vermelhas também são fundamentais em uma dieta anti-inflamatória. Ricas em antocianinas, que dão cor à fruta, elas também possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. São exemplos de frutas vermelhas: morango, melancia, amora, goiaba e framboesa.

O alho é um antibiótico natural extremamente eficaz à nossa saúde. Ele é um antimicrobiano com efeitos benéficos ao coração e circulação, além de possuir propriedades antissépticas, diuréticas e de combate à febre. Ele ajuda, por exemplo, a evitar resfriados e na evolução da arteriosclerose.

Mastruz: é uma planta muito utilizada, pois seus óleos essenciais contém propriedades vermífugas, antibióticas, antifúngicas, digestivas, antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Ele pode ser comprado em alguns mercados ou em lojas de produtos naturais, na sua forma natural ou em folhas desidratadas.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Quando administrados junto a antibióticos, compostos presentes no chá são mais eficazes no tratamento de microrganismos resistentes. Um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, indicou que componentes presentes no chá verde podem ser úteis no combate a bactérias super resistentes.

Ervas e especiarias como aroeira, mastruz, imburana, jurema-preta, hortelã, folha de caju, pau-d'árco-roxo, chá verde, manjericão santo/tulsi, açafrão-da-terra, gengibre e funcho são todas ótimas para fazer um bom chá caseiro para inflamação dos pesquisadores e ganharam força no tratamento de infecções.

Basta você deixar um dente de alho, cortado ou picado, em um copo de água, á noite. No dia seguinte, tome esse copo de água, em golinhos, durante o dia. Lembrete!

A atividade física é a melhor forma de combater a inflamação no corpo. A atividade física é a melhor forma de combater a inflamação no corpo. O exercício diário é ótimo para bombear o fluido linfático e estimular a circulação.

O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

Conheça alguns remédios naturais que combatem bactérias

  • O chá, a cerveja, o mel e as esponjas marinhas têm muito mais em comum do que pode parecer. ...
  • · Mel. ...
  • · O lúpulo da cerveja. ...
  • · Chá ...
  • · Esponjas marinhas.

Melancia, melão e cranberry são indicados para evitar esse tipo de infecção. O cranberry tem uma substância que evita que as bactérias grudarem nas vias urinárias.

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, o que ajuda a reforçar as defesas. Podemos destacar como frutas cítricas: laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Você deve incluir no cardápio alimentos ricos em gorduras saudáveis (presente em azeite, nozes, amêndoas, abacate e peixes), frutas, verduras e legumes, além de mandioca, batata-doce, abóbora cabotiá, ervas frescas e especiarias.