Qual é a fruta que amacia a carne?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Os amaciantes de carne, tais como as enzimas e ácidos, atuam quebrando essas cadeias. As enzimas são encontradas em diversas frutas, tais como papaia, kiwi, abacaxi, figo e manga. Essas frutas contêm uma enzima chamada protease.

Qual o melhor amaciante de carne? A melhor opção é o amaciante natural que, por causa do alto nível de enzima das frutas, nutre a carne de maneira integral, deixando a peça mais suculenta e macia.

Trata-se de uma enzima comumente encontrada na polpa e, principalmente, no leite do mamão, encontrada na casca do mamão verde. Este leite é riquíssimo em papaína, logo ele pode ser utilizado para amaciar carnes.

Na hora de deixar a carne mais macia, usar o suco de frutas como limão e laranja é uma ótima dica. O caldo das frutas não funciona apenas para churrascos, já que também se trata de uma das melhores opções para amaciar carnes de segunda, usadas principalmente em picadinhos.

“O abacaxi utiliza três gramas para um quilo de carne. Bato a fruta com uma xícara de água no liquidificar. E depois deixar a carne de molho por no máximo 10 minutos. O abacaxi quebra as cadeias musculares”, explicou.

Marinadas de suco de limão, laranja ou vinagre ajudam a amaciar carnes mais duras. Usar frutas cítricas para amaciar e limpar carnes duras é uma ótima dica, sabia? Por ser bem ácido, o suco de limão ajuda a amolecer as fibras dos alimentos e concede um sabor interessante.

A enzima responsável pelo amaciamento de carnes encontrada no abacaxi é a bromelina, também conhecida como bromelaína.

Use bicarbonato de sódio
O ideal é preparar uma mistura com azeite, limão, diferentes temperos (sal, alho, pimenta etc.) e, então, deixar a carne submersa na solução por pelo menos 2 horas. Assim, o bicarbonato consegue agir bem sobre as fibras da carne, tornando-a mais macia.

Como amaciar carne com bicarbonato de sódio
Salpicar o bicarbonato em toda a carne (peça, pedaços ou bifes). Deixar a carne descansando por duas horas. Em seguida, lavar em água corrente. Temperar antes de preparar e de servir.

Sal ou bicarbonato de sódio
Os sais quebram as proteínas da carne; caso o sal kosher, marinho ou o bicarbonato de sódio sejam utilizados uma hora antes do cozimento, a suculência da carne será conservada, melhorando sua textura.

Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água. Vinhos ácidos e vinagre também devem ser evitados principalmente em vinha-d'alhos (marinadas).

Você pode simplesmente cortar o mamão em fatias grossas e colocar sobre os filés, caso vá fritar os bifes. Quanto mais próximo da casca você cortar o mamão, mais teor de papaína seu bife conseguirá absorver. O tempo de descanso pode ser por aproximadamente 30 minutos. Depois é só fritar normalmente.

A segunda opção é usar suco de laranja para amaciar a carne. Isso mesmo, tempere a carne e deixe marinando com um pouco do suco da fruta. A terceira e última dica também tem fruta no meio. Essa sugestão é para cortes mais duros, como a costela.

Limão. É bem simples, basta espremer alguns limões até formar um suco. Feito isso, esfregue esse líquido sobre a carne e deixe de molho durante duas horas. Os três jeitos são bem simples, a desvantagem é que levam certo tempo para surtir efeito.

Uma das frutas favoritas dos churrasqueiros para esta finalidade é o abacaxi, que é um excelente digestivo para servir após as carnes. Bananas, mangas, melancias e morangos também podem ser preparados na grelha.

O abacaxi é um bom aliado. Afinal de contas, possui vitaminas, minerais e enzimas, como a bromelina. Esses nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e eliminar as inflamações do corpo. Ajuda na perda de peso: sendo um alimento diurético, o abacaxi ajuda na eliminação de líquidos e toxinas do organismo.

Inovar, criar e experimentar novos sabores é sempre importante para ampliar os nossos gostos e a mistura de carne e frutas pode ser uma ótima alternativa para começar. "Considerada por muitos 'coisa de maluco', essa combinação é bastante inusitada e te tira da rotina", comentou a nutricionista Paola Lisbôa.

O líquido vermelho da carne tem origem em uma proteína chamada mioglobina, que é encontrada dentro das células que formam as fibras musculares dos bovinos. Ela é responsável pela coloração dos músculos dos animais, que depois se transformam na carne que chega até a mesa.

As cerveja contém enzimas que ajudam a deixar sua carne bem macia, mas na hora de escolher a cerveja que será utilizada, você tem que pensar no sabor que espera atingir no seu prato, pela variedade de sabores que você pode obter com uma cerveja.