Qual é a fruta que ajuda a baixar a pressão?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Querida por muitos brasileiros, a melancia ocupa o primeiro lugar na lista de alimentos que podem diminuir a pressão alta. Ela pode ser encontrada com facilidade nos mercados à um preço bastante acessível. "Você pode consumir 200g de melancia por dia.

Suco de beterraba, cenoura, laranja e limão. O suco de beterraba com cenoura, laranja e limão é também uma opção para ajudar a diminuir a pressão arterial, já que a beterraba é constituída por nitrato, que está relacionado com a regulação da pressão.

Como consumir o limão
Assim, beber o suco de 1 limão médio, pelo menos uma vez por dia, pode ser uma boa forma de regular a pressão em quem tem pressão alta. Esse suco pode ser diluído em um pouco de água, especialmente para quem tem maior sensibilidade à acidez do limão.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

A banana é sempre o alimento mais lembrado quando se fala da ingestão de potássio. Por atuar de forma antagônica ao sódio, a substância é a principal aliada para quem deseja abaixar a pressão arterial.

O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

Couve: Rica em antioxidantes, o vegetal tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e também as inflamações nas artérias, no coração e nos rins. Além de prevenir o risco de derrame e ataque cardíaco. Espinafre: Com um valor nutricional enorme, o espinafre possui ação antioxidante e anti-inflamatória.

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

Possíveis causas da hipertensão
A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Originária da América Central, o chuchu é conhecido por ser um forte aliado no combate à hipertensão, por conter minerais como sódio e potássio, que regulam a pressão arterial, além de ser fonte de fibras, ter propriedades diuréticas e trazer poucas calorias, apenas 19 kcal em cada 100 gramas do produto.

Adicionar limão à sua água não só dá um sabor melhor a ela, mas também pode ajudar se você tem hipertensão, e é frequentemente um dos primeiros alimentos recomendados para aqueles que sofrem de certas condições médicas.

No alho, encontramos o magnésio que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

Para a cardiologista Maria Alayde Mendonça, o pão não é um alimento “tão bonzinho” e também requer cuidados em seu consumo, principalmente para quem sofre de hipertensão arterial.

Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito¹. Podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal¹.

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.

Algumas dicas podem ser adotadas para ajudar a controlar melhor a pressão:

  • Manter o peso ideal;
  • Fazer uma dieta com pouco sal;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Deixar de fumar, se for o caso;
  • Evitar ambientes estressantes;
  • Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.

Não existe nenhuma relação com a ingesta aumentada de água com hipertensão. A indicação de consumo de água para pessoas SAUDÁVEIS é de aproximadamente 2L/dia. Lembrando que esta quantidade pode variar significativamente em dias quentes ou com nível de atividade física que a pessoa pratica.