Qual é a fruta mais rica em vitamina?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Rica em vitaminas dos complexos B e C, a fruta mais brasileira de todas contém triptofano, elemento que aumenta os níveis de serotonina, controlando o desejo por doces.

Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

Dificuldade para dormir? Nutricionista indica 5 melhores frutas para comer à noite

  • Maçã
  • Uva.
  • Abacate.
  • Kiwi.
  • Banana.

De acordo com a WHO(World Health Organization), a recomendação geral de quantas porções de frutas comer por dia indica o consumo de 400 gramas de frutas e vegetais ao dia – ou 5 porções de 80 gramas.

Os 6 melhores alimentos do mundo

  1. Leite materno. É sabido que o leite materno é o melhor alimento que existe, e segundo especialistas não há nenhum que chegue perto da sua qualidade. ...
  2. Ovo. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Azeite de oliva. ...
  6. Cúrcuma.

A florzinha também é responsável pela produção do menor fruto do mundo, chamado de utrículo. Uma vez que a planta não tem raízes, ela flutua em lagos e rios, com aspecto parecido ao de grãozinhos de fubá.

Camu-camu

Camu-camu. O camu-camu é uma das fontes alimentares naturais mais concentradas de vitamina C. Sua polpa pode fornecer cerca de 2.400 a 3.000 miligramas, podendo chegar a 6 gramas em 100 g de fruta. Ela é 20 vez mais rica na vitamina do que a própria acerola.

Abacaxi é uma fruta tropical.

As maçãs foram uma das primeiras frutas cultivadas por seres humanos e seguem sido uma das frutas mais importantes da Europa, América do Norte e outras regiões temperadas do globo - tanto para comida quanto para bebida.

As frutas cítricas são ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo, o que ajuda a reforçar as defesas. Podemos destacar como frutas cítricas: laranja, limão, morango, kiwi, mexerica, etc.

A jabuticaba-branca é uma espécie rara, endêmica da região da Mata Atlântica e que, infelizmente, está ameaçada de extinção.

Graças às fibras solúveis, a maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os polifenóis em sua composição têm efeito antioxidante, ajudando a diminuir a pressão arterial. As fibras também ajudam a prevenir problemas como prisão de ventre.

Abacaxi. Com 52 calorias a cada 100 gramas, o abacaxi ajuda a emagrecer porque tem efeito diurético, ajudando a eliminar a retenção de líquido e as toxinas do nosso organismo. Ademais, essa fruta também contém muitas fibras, que prolongam a saciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.

“Frutas como mamão, ameixa e abacate são ricas em fibras, excelentes para serem consumidas pela manhã. Limão, morango, abacaxi e kiwi são frutas cítricas que possuem poucas calorias e são ricas em água, portanto, elas diminuirão a fome e também vão regular o intestino, reduzindo o inchaço da barriga”, indica.

Fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, a ciência nutricional aponta que ingerir duas bananas por dia pode trazer mais benefícios do que você imagina, dentre eles, aumentar a disposição do corpo e reduzir os níveis de estresse do cotidiano!

Não. Até onde a ciência sabe, comer mais de cinco porções de frutas ou vegetais por dia não fornece benefícios adicionais. Mas tenha em mente que esse número diz respeito a quanto você come em média. Então, se um dia você comer menos ou mais, está tudo bem!

As diretrizes nutricionais atuais recomendam que as pessoas com diabetes consumam de 2 a 4 porções de frutas por dia, o mesmo que a população em geral. Ainda assim, algumas pessoas restringem a quantidade que comem porque estão preocupadas com o teor de açúcar.

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.