Qual é a fruta mais produzida no Brasil?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Laranja

A Laranja é a principal fruta produzida no Brasil em volume, com 16,7 milhões de toneladas saídas dos pomares em 2018, e responde por 40,9% das colheitas totais da Fruticultura, apresentando uma queda na produção em 4,5% em relação a 2017.

Em relação às principais frutas produzidas em 2018, destacam-se a Banana, Melancia, Maçã, Uva e a Laranja. Juntas estas espécies responderam por 57,6% do volume total da fruticultura mundial, que foi de 867,2 milhões de toneladas.

1- Cupuaçu: este é um fruto de uma árvore originária da Amazônia, é uma fruta extremamente saborosa típica da região norte brasileira, muito encontrada no estado do Pará e Amazonas.

O estado de São Paulo é o principal produtor, com 12,9 milhões de toneladas, cuja participação representa 77,1% do volume. A Banana é a segunda fruta em volume produzido com 6,7 milhões de toneladas colhidas, correspondentes a 16,5% do volume das frutas.

banana

A banana é muito consumida. constantemente pelo planeta inteiro, sendo assim, a fruta mais consumida do mundo.

bananas

As bananas são as frutas mais consumidas em todo o mundo, com 100 bilhões de unidades comercializadas a cada ano. Isso dá uma média de 13,1 bananas para cada habitante do planeta!

melão Yubari

Comprar um melão Yubari pode até ser um bom investimento para alguns japoneses, já que em determinada época um par de melões Yubari foi vendido por US$ 23,500, fazendo deles as frutas mais caras no mundo.

pitaya

a pitaya. uma das frutas mais caras do brasil.

Estima-se que no Brasil exista entre 200 e 300 espécies de frutas, porém apenas algumas ganharam popularidade e outras ficaram conhecidas apenas em âmbito regional.

Alimentos mais consumidos pelos brasileiros

  • Café (78,1%).
  • Arroz (76,1%).
  • Feijão (60,0%).
  • Pão de sal (50,9%).
  • Óleos e gorduras (46,8%).
  • Carne bovina (38,2%).
  • Sucos (33,1%).
  • Aves (30,8%).

As frutas sempre são um cultivo bem lucrativo, mas é preciso saber escolher de acordo com a região que você vive.... A título de curiosidade, as frutas que também costumam dar mais lucro são: limão taiti; maracujá; manga; goiaba; mamão.

O cambuci é uma fruta muito azeda e, portanto, nem sempre é consumida in natura. Os frutos dela tem a polpa carnosa e são ricos em vitamina C, além de conter vitaminas A e B, ferro e antioxidantes. Nativa da Região Amazônica, a fruta também é utilizada para combater o colesterol e fortalecer o sistema imunológico.

Kino. O kino é provavelmente a fruta mais desconhecida da lista, mas é da mesma família do melão e do pepino, que são bem populares.

tâmara

A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.

abieiro

De tão saboroso e doce, é consumido somente ao natural e apesar de todas as suas excelências e qualidades, o abieiro permanece, no Brasil, como árvore frutífera de quintal e alguns pomares não comerciais. Realmente uma das frutas mais doces da nossa Flora.

MURICATO – São muitos nomes que a fruta possui: melão-andino, pepino-doce, pera-pepino, melão-pera, pera-melão, melão-de-árvore, melão-arbusto, muricato e meloncito. Apesar de tantas nomenclaturas, a espécie Solanum muricatum é uma hortaliça-fruto pouco consumida no Brasil.

Índia

Entre os países produtores de banana destacam-se como mais importantes: Índia (16.000 mil toneladas em 2001-02), Equador (7.561 mil toneladas), Brasil (6.164 mil toneladas), China (5.516 mil toneladas) e Filipinas (5.080 mil toneladas).

uva

Cultivada em todo o mundo, adaptou-se às condições de clima e solo de cada local, originando cerca de 10 mil variedades com características diferentes de sabor, acidez, doçura, formato, coloração e tamanho. A uva, da família botânica vitaceae, é considerada o fruto mais antigo da humanidade.

Banana

Banana, a fruta mais consumida no Nordeste, fica mais cara em março.