Qual e a fruta do dragão?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

pitaia

A pitaia, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo "pitaia" significa "fruta escamosa".

Por que a pitaya também é chamada de “fruta do dragão”? A pitaya ganhou o nome de “fruta do dragão”, em alguns países, por ter escamas bem salientes. A fruta tem sabor suave e sua variedade vermelha chama muito atenção pela cor viva, mas a pitaya de sabor mais adocicado é a de coloração amarela.

Conhecida como fruta dragão por causa da aparência, a pitaya vem ganhando espaço no paladar do consumidor. Ainda pouco explorada no país, um dos atrativos para o agricultor é o preço: em alguns mercados, o quilo do produto chega a R$ 50.

Qual a melhor forma de comer a pitaya?

  1. Sucos naturais.
  2. Sorvetes.
  3. Cremes.
  4. Gelatinas.
  5. Mousses.
  6. Smoothies.
  7. Chás (da casca da pitaya)
  8. Saladas de frutas e agridoces.

Rica em fibras, essa fruta tropical tem poder antioxidante, pois ajuda no funcionamento das células, na digestão e na pressão. Além disso, ela também auxilia no combate à anemia, já que também é rica em vitaminas e minerais.

Benefícios da pitaya para a digestão
A pitaya tem grandes quantidades de fibra, que ajuda nos movimentos intestinais, facilitando a passagem através do trato digestivo. Os oligossacáridos presentes na pitaya aumentam a produção de probióticos que ajudam na digestão e no tratamento de infecções intestinais.

A nutricionista Deisy Souza dá três motivos para ter a fruta como uma opção, desde introdução alimentar a aliada no tratamento do câncer. “Pitaya é rica em vitamina A e C, que fortalecem os sistemas imunológicos. Contendo bastante ferro em sua composição, ajuda a prevenir e tratar a anemia.

“Ela faz parte do grupo das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) que são autoimunes e causam um processo inflamatório crônico. Extremamente agressiva, provoca lesão intensa no intestino, levando à desnutrição, além dos sintomas de dor e diarreia.

câncer

Tanto a polpa quanto a casca da pitaya são ricas em polifenóis, que têm ação antioxidante e contribui no combate dos radicais livres.

95% de toda a pitaya Catarinense São pequenas propriedades que juntas estão fazendo de Santa Catarina.

Pitaya branca (Hylocereus polyrhizus): casca vermelha por fora e coloração branca por dentro; Pitaya amarela (Selenicereus undatus): casca amarela e coloração branca por dentro.

Também, para aumentar a durabilidade, a polpa pode ser congelada e usada depois. Em 100 gramas do alimento é possível encontrar: Calorias: 60.

Zoro. Ainda de acordo com Eiichiro Oda, Zoro receberia a poderosa Uo Uo no Mi, a Fruta Peixe. Contudo, não seria a versão regular, mas sim a fruta do tipo Zoan Mítica Model: Seiryu, consumida por Kaido na história.

A Akuma no Mi de Luffy, a fruta Gum-Gum, não é exatamente o que se acreditava ser até agora. No Capítulo 1044, os Cinco Anciãos revelaram que a Akuma no Mi de Luffy era na verdade a fruta Humano-Humano, e não é um tipo de Paramecia. É uma fruta Zoan mítica e o modelo é 'Nika. '

A Gomu Gomu no Mi, conhecida originalmente como Hito Hito no Mi, Modelo: Nika, é uma Akuma no Mi do tipo Zoan Mítica que permite ao usuário se transformar no lendário "Deus do Sol" Nika e ganhar seus atributos, notavelmente um corpo com propriedades da borracha.

Antidiabética. A pitaya rosa, de polpa avermelhada, apresentou em algumas pesquisas a capacidade de reduzir a glicemia (açúcar no sangue) em humanos, um importante achado quando pensamos no desenvolvimento e controle do diabetes.