Qual é a fruta da juventude?

Perguntado por: acunha8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Blueberry

“A fruta da longevidade”. Assim também pode ser conhecida uma frutinha roxa e pequena de nome complicado, chamada blueberry (ou mirtilo, em português).

Procure alimentos com colágeno e elastina
Tanto o colágeno quanto a elastina são proteínas que estão presentes no nosso corpo, mas embora atuem lado a lado elas possuem algumas diferenças. Para começar, é bom esclarecer que a elastina é a responsável por dar sustentação às nossas células, o que inclui as da pele.

O mirtilo, também conhecido em algumas regiões como blueberry, é uma fruta muito rica em antioxidantes, vitaminas e fibras, cujas propriedades ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, proteger o fígado, controlar a diabetes e a melhorar a memória.

Acerola

Acerola. Entre as famosas frutas que combatem o envelhecimento também podemos citar a acerola. Assim como a laranja, ela é fonte de vitaminas A e C, que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele causado pela exposição ao sol. A vitamina A, inclusive, é antioxidante e auxilia no combate às rugas e manchas escuras.

As frutas vermelhas são as que contêm os níveis mais elevados de antioxidantes entre todas as frutas. Aliás, elas não só ajudam a retardar o envelhecimento, como previnem danos à pele. Mirtilos e amoras são as principais opções, especialmente em sua forma in natura.

Frutas cítricas
Limão, laranja, abacaxi, maracujá, tangerina, acerola e kiwi são alguns dos alimentos que melhoram o aspecto da sua pele. Ricas em vitamina C, uma das principais responsáveis pela produção de colágeno, essas frutas ajudam a dar um up na sustentação da sua cútis.

Quem quer potencializar os efeitos do rejuvenescimento pode apostar na laranja e na tangerina! Elas são riquíssimas em vitamina C, que além de aumentarem a imunidade do organismo, são poderosos antioxidantes - substâncias que combatem a ação dos radicais livres.

Morango, amora, cereja, framboesa e açaí são ricos em ciadinina e vitamina C, excelente para combater o envelhecimento precoce da pele, atuando também na produção de colágeno.

Parte dos especialistas considera que a juventude vem depois da adolescência, ou seja, dos 19 aos 29 anos. Já o órgão oficial de estatísticas, o IBGE, define como jovem a população dos 15 aos 24 anos.

“São consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.” - Aos adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos aplica-se o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13).

As Nações Unidas definem “juventude” como a faixa etária que abrange pessoas entre os 15 e os 24 anos de idade. No entanto, sabemos que a experiência de ser jovem pode variar enormemente em todo o mundo, e que, muitas vezes, juventude é uma categoria fluida e mutável.

Mirtilo

Mirtilo, também conhecido como blueberry, é cultivado com sucesso no cerrado brasileiro - 23/08/2020. Fruta é nativa das regiões frias da América do Norte. No Brasil, o cultivo se concentra nas áreas mais frias do Sul do país.

A blueberry, também conhecida como mirtilo, faz parte da família das frutas vermelhas. Tal qual suas “parentes”, é cheia de benefícios para a saúde e tem poderosa ação antioxidante.

mirtilo m. I put blueberries, strawberries and apples in the fruit salad.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

A recomendação número um para retardar o envelhecimento da pele é mantê-la limpa e hidratada. A utilização de produtos que hidratam a pele e promovem a regeneração celular, ao longo do dia, tornará a sua pele mais saudável e reduzirá os sinais visíveis de envelhecimento, como as rugas e as linhas de expressão.

Os 8 maiores alimentos antienvelhecimento

  1. Folhas verdes e vegetais crucíferos. Nós sempre ouvimos especialistas de saúde natural e nutricionistas aconselhando folhas verdes – e com razão. ...
  2. Damascos. ...
  3. Bagas. ...
  4. Azeite de oliva. ...
  5. Salmão selvagem do Alasca. ...
  6. Tomates. ...
  7. Amêndoas cruas. ...
  8. Abacate.