Qual é a fruta boa para próstata?

Perguntado por: ovasconcelos4 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Alimentos à base de licopeno, pigmento avermelhado presentes em vegetais e frutas como goiaba, tomate, melancia, rabanete, colaboram para a prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares, atua como poderoso antioxidante, ou seja, neutraliza radicais livres, agentes produzidos em excesso pelo nosso corpo que ...

suco de tomate

Para manter a saúde da próstata pode-se consumir suco de tomate, que além de vitamina C, ácido fólico, ferro e outros minerais é um vegetal bastante rico em licopeno que ajuda a combater a inflamação da próstata, tornando o tomate num alimento funcional.

Além do licopeno, encontrado nas frutas vermelhas e tomates, a isoflavona é também um nutriente que diminui o risco do câncer de próstata. Os alimentos que contêm isoflavona são o queijo de soja ou tofu, ervilhas, lentilhas, brotos de alfafa e amendoim. Azeite de oliva, frutas, vegetais frescos, nozes ou sementes.

Tomar café regularmente pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver câncer de próstata avançado, segundo estudo apresentado esta semana na conferência da Associação Americana de Pesquisa do Câncer.

Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve são ricos nos nutrientes sulforafano e indole-3-carbinol, nutrientes com efeito antioxidante e que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo sua multiplicação em tumores.

Um estudo publicado na revista Cancer Research relata o efeito da delfinidina no cancro da próstata, por indução da apoptose das células PC3, interferindo no mecanismo da activação do fator de transcrição NF-kB. Reconfortante pelo sabor doce e ao mesmo tempo neutro e alcalinizante que tem, a banana recomenda-se.

Homens que mantiveram três horas ou mais dos chamados equivalentes metabólicos por semana – que equivalem a correr, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis por meia hora por semana – apresentaram risco 35% menor de mortalidade geral do que os demais.

Beber frequentemente uma taça de vinho tinto ou uma xícara de chá verde pode ajudar a combater o câncer de próstata, de acordo com um novo estudo publicado no periódico médico FASEB Journal.

O composto “limonoides” tem um efeito positivo no tratamento de diversos tipos de câncer, dentre os quais estão o câncer de pâncreas, de cólon, próstata, fígado e leucemia. Rico em vitamina C, o limão traz muitos benefícios à saúde de forma simples e eficaz.

Agora, para aproveitar melhor os antioxidantes desse fruto, uma boa pedida é transformá-lo em suco. Anote a receita: 4 tomates maduros sem sementes, 1/2 xícara de água, 5 gotas de limão e uma pitada de açúcar. É um legítimo brinde à saúde.

Gordura. Ingerir muita gordura pode fazer você engordar, o que aumenta o risco de câncer, inclusive o câncer de próstata. Existem diferentes tipos de gordura. Substituir as gorduras animais por óleos vegetais pode contribuir com uma melhor condição de vida para pacientes diagnosticados com câncer de próstata.

A próstata inflamada pode ter origem em diferentes fatores, sendo que o mais comum é a propagação de uma infeção urinária com origem na uretra ou na bexiga (uretrite ou cistite) que é transmitida à próstata dando origem a uma infeção na próstata.

Vários estudos sugerem que comer muita carne vermelha (boi, porco, cordeiro e vitela) e processada (salsichas, bacon, salame, carnes enlatadas, presunto) pode aumentar o risco de desenvolver câncer de intestino e de próstata.

Qual a melhor forma de reduzir o tamanho da Próstata?

  • Casca de pygeum;
  • Serenoa repens (saw palmetto);
  • Sementes de abóbora;
  • Urtiga;
  • Licopeno (encontrado em muitas frutas, como o tomate).

Os inibidores da 5 alfa redutase são medicações boas para reduzir o tamanho prostatico, desde que prescritas com segurança, por profissional responsável. Possui efeitos colaterais que devem ser checados juntamente com urologista responsável.

Dor no pênis, escroto ou reto; Dor na região entre o ânus e testículos; Dor na virilha; Dor na região suprapúbica.