Qual é a frase mais famosa de Paulo Freire?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Essa é talvez a citação mais famosa de Paulo Freire.

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

12 – “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática”. — Pedagogia da Autonomia, 1996. 13 – “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

EDUCAÇÃO PARA TODOS

LEMA “EDUCAÇÃO PARA TODOS” EM DOCUMENTOS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS SOBRE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO E REPERCUSSÃO NO FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS.

Paulo Freire vê a educação como ferramenta para emancipação individual e social e avalia que todo processo educacional deve partir da realidade do próprio aluno. Também valoriza a horizontalidade, ou seja, a possibilidade não só de estudantes aprenderem com professores, mas também o contrário.

Como Paulo Freire é visto internacionalmente? Paulo Freire é um dos intelectuais brasileiros mais referenciados do mundo — está entre os 100 mais citados em estudos e o seu livro mais famoso, Pedagogia do Oprimido, é a terceira obra mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas.

O que é ser professor? Ser professor tem como maior objetivo ensinar, construir conhecimentos com os alunos, compartilhar informações, instruir, corrigir, apresentar caminhos e possibilidades. Para realizar essa tarefa, é necessário aprender a ensinar.

Cinco ideias indefensáveis de Paulo Freire

  • O mundo se divide entre opressores e oprimidos. ...
  • Che Guevara é um exemplo de amor. ...
  • A educação deve estar a serviço da revolução. ...
  • A família é opressora. ...
  • É preciso combater a “invasão cultural”

Como afirma Paulo Freire, “ensinar exige rigorosidade metodológica” (1996), ou seja, o educador deve estimular no processo de ensino a capacidade crítica no educando sem a submissão cega para aquilo que recebe de informação.

Para Paulo Freire, professor e aluno devem vivenciar a liberdade com relação à autoridade do professor, sendo ela absolutamente necessária para o desenvolvimento da liberdade dos alunos, porém, afirma que “sem os limites do professor e da professora, os alunos e alunas não podem saber.

Paulo Freire

"Quem nasceu para ensinar, nunca deve parar de aprender". Com essa frase de Paulo Freire, recordamos este importante dia para a educação.

A Escola, como principal instituição da educação formal, é um ambiente social no qual as crianças vivenciam suas primeiras relações com seus semelhantes e aprendem a conviver em sociedade.

A persistência é o caminho do êxito. O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

Frases Inspiradores e Motivadores

  • “A sua vida e o seu mundo mudam quando você muda”.
  • “Seja a mudança que quer ver no mundo”.
  • “Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã”.
  • “Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.

A pedagogia de Paulo Freire segue uma linha semelhante. Paulo Freire acreditava que o professor deveria ser um auxiliar do processo de aprendizado do aluno, não uma figura de mestre. Para o pedagogo, não existe hierarquia entre professor e aluno.

B817p Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia / Carlos Rodrigues Brandão.

Epicteto

Segundo o filósofo grego Epicteto só a educação liberta,ou seja,só a educação e o saber podem retirar a fenda dos olhos da ignorância e apresentar aos detentos os seus direitos e deveres perante a sociedade.

Ao elaborar um método pedagógico, Freire revolucionou o ensino no país e, desde então, o “Método Paulo Freire” se tornou referência para o desenvolvimento educacional. O método de alfabetização criado por Paulo Freire é dividido em três etapas: investigação, tematização e problematização.

Os mais críticos elegeram-no como responsável pela esquerdização do ensino no Brasil e pela decadência da educação brasileira. Paulo Freire é acusado de marxista, comunista, doutrinador entre outros termos que depreciam a obra do brasileiro.

Ao longo de sua vida, Freire desenvolveu significativos trabalhos na área de educação popular, principalmente na Alfabetização de Adultos. Propôs um método de alfabetização dialético, que destacava a formação da consciência política, pois para ele “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” (1988).

Paulo Freire

Paulo Freire
Nascido no Recife (PE), Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) é considerado – além de Patrono da Educação Brasileira – um dos pensadores mais relevantes na história da pedagogia em todo o mundo, tendo influenciado diretamente o movimento da pedagogia crítica.