Qual é a fortuna do El Chapo?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Também conhecido como "El Chapo" ("O Baixinho"), por seu 1,52 m de altura, ele aparece no 701º lugar da famosa lista da Forbes, com uma fortuna estimada em US$ 1 bilhão.

El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.

Sua receita líquida já supera a do antigo Cartel de Medellín em seu auge e arrecada cerca de 3 bilhões de dólares por ano.

Anderson Lacerda Pereira, conhecido como 'Gordão', era procurado desde 2017 e tinha o nome na Interpol há dois anos. Ele construiu um império de luxo e se inspirava em traficantes internacionais como Pablo Escobar.

Na última quinta-feira, o presidente Andrés Manuel López Obrador anunciou que sua gestão solicitará ao governo dos Estados Unidos que todos os bens confiscados de Guzmán Loera sejam entregues ao governo do México.

Considerado pelo governo dos Estados Unidos o mais poderoso traficante de drogas de todos os tempos, Joaquín Guzmán Loera, “El Chapo”, líder do cartel de Sinaloa, já tem um sucessor. Seu nome é Dámaso López Núñez, mais conhecido como “El Licenciado”.

Ele foi condenado a prisão perpétua em 2019. Após ser capturado, Ovidio Guzmán obteve uma suspensão judicial para impedir que fosse entregue imediatamente à Justiça americana. No entanto, o juiz que concedeu o recurso deu o prazo de até 5 de março para que Washington apresentasse o pedido de extradição.

Onde foi parar o dinheiro de Escobar? O destino da fortuna de Pablo Escobar Gaviria, que já foi um dos homens mais ricos do mundo, é um grande mistério. María Victoria Henao, sua viúva, e Juan Pablo, seu filho mais velho, eram os herdeiros naturais.

Em 22 de fevereiro de 2014, "El Chapo" Guzmán foi detido por elementos da Marinha do México em Mazatlan, Sinaloa. Naquele momento encontrava-se evadido da prisão de alta segurança do estado de Jalisco, desde 2001. Em 2013 chegou a ser dado como morto.

Álvaro Daniel Roberto, conhecido como Caipira, é procurado desde 2020, sendo considerado um dos maiores traficantes do país.

Os cartéis mexicanos também se infiltraram no Brasil, onde investigações da Polícia Federal e da Polícia Civil de São Paulo detectaram a presença de traficantes de drogas dos cartéis CJNG, Sinaloa e Juárez.

As investigações revelam que, nos últimos 10 anos, os narcotraficantes têm atuado por meio de acordos com o Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior organização criminosa não só do Brasil, mas da América do Sul, que por sua vez mantém alianças com grupos de outros países, como a Banda de los Monos, na Argentina.

Apontado como um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), o traficante André Oliveira Macedo, foi preso em setembro de 2019 e foi solto em outubro de 2020.

Com a prisão de Paulo Cupertino, André de Oliveira Macedo, mais conhecido como André do Rap, se tornou o criminoso mais procurado do estado de São Paulo.

A prisão do maior traficante da América Latina, Luiz Carlos da Rocha, o Cabeça Branca, no dia 1º de julho, levou a Polícia Federal a descobrir um esquema de exportação de drogas para os Estados Unidos e países da Europa e da África que teria como principais eixos o Porto de Santos e o Complexo Portuário do Itajaí, que ...

O PCC, Primeiro Comando da Capital, foi o responsável pelas rebeliões e ataques que causaram mais de uma centena de mortos em São Paulo. Antes disso, em 2001, a facção organizou rebeliões em mais de 20 presídios paulistas e, no ano seguinte, em sete penitenciárias.

Os mais procurados

  • Pretinho.
  • "Boneco ou Branco do Andaraí"
  • "Nico da Furquim Mendes ou Mister"
  • "Pastor Fábio"
  • "Chacota de Manguinhos"
  • Mãozinha.
  • "Chefona do Lixão"
  • Bambu.

Por dois anos e meio, o barão mexicano do narcotráfico Joaquín "El Chapo" Guzmán viveu em confinamento solitário – praticamente sem permissão de se comunicar com o mundo exterior.