Qual e a fórmula do triângulo equilátero?

Perguntado por: vpereira2 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Para calcular a área do triângulo equilátero, multiplicamos o quadrado da medida do lado pela raiz de 3 dividido por 4.

Para calcularmos o perímetro deste triângulo com medidas dos lados iguais a (L), somaremos estes lados. Ou seja, para calcularmos o perímetro de qualquer triângulo equilátero, basta multiplicar a medida do seu lado por três.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

Todos os ângulos externos que constituem um triângulo equilátero medem 120°. Sendo o ângulo externo e o interno suplementares a soma de ambas as medidas é equivalente a 180°e qualquer ângulo externo mede 120°.

Com relação aos lados, os triângulos podem ser:

  • Equilátero. Triângulos equiláteros são aqueles que possuem os três lados iguais (mesmo comprimento) e, consequentemente, três ângulos internos iguais de 60°. ...
  • Escaleno. ...
  • Isósceles. ...
  • Retângulo. ...
  • Acutângulo. ...
  • Obtusângulo.

O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela.

A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.

Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h). Já no perímetro soma-se os segmentos de reta que compõem o contorno (lados). Vale destacar que as unidades de medida aplicadas nas operações de área e perímetro são distintas.

Revise os seguintes tipos de ângulos: agudo, reto, obtuso e raso.

Em um triângulo qualquer, o quadrado da medida de um lado é igual a diferença das soma dos quadrados das medidas dos outros dois lados e o dobro do produto das medidas desses lados pelo cosseno do ângulo formado por estes lados.

Meça dois ângulos de um triângulo, escreva cada medida. Por exemplo, dois dos ângulos de um triângulo poderiam ser de 55 graus e 25 graus. Some as duas medidas, 55 + 25 = 80 graus, é o total dos dois ângulos medidos. Subtraia o total dos dois ângulos conhecidos a 180 graus, portanto, 180-80 = 100 graus.

Para calcular a medida da hipotenusa:

  1. Elevamos as medidas dos catetos ao quadrado;
  2. Somamos os resultados;
  3. Extraímos a raiz quadrada.

triângulo equilátero

O triângulo equilátero possui todos os lados congruentes, isto é, todos os lados do triângulo possuem a mesma medida.

Existem duas formas de classificar um triângulo: a primeira considera aspectos sobre os lados do triângulo, e a segunda considera aspectos sobre os ângulos. No primeiro caso, um triângulo pode ser equilátero, isósceles ou escaleno; no segundo caso, pode ser acutângulo, retângulo ou obtusângulo.

triângulo isósceles

O triângulo isósceles é uma figura geométrica de três lados, sendo que dois possuem a mesma medida e, por isso, são considerados congruentes.

O perímetro do triângulo corresponde a soma de todos os lados dessa figura plana. Lembre-se que o triângulo é um polígono (figura plana e fechada) que possui três lados. Assim, para calcular o perímetro do triângulo basta somar as medidas de seus lados.

É a soma de todos os três lados que constituem a figura.