Qual é a fórmula do Procv?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Use a função PROCV para pesquisar um valor em uma tabela. Por exemplo: =PROCV(A2,A10:C20,2,TRUE)

Função PROC no Excel na Prática

  1. Abra a função PROC;
  2. Clique na célula G3 que é onde estar nosso valor procurado;
  3. Selecione a coluna de matriculas que é nosso argumento vetor_procurado;
  4. Antes de pressionar Enter selecione também nosso vetor_resultante que é a coluna de nomes.

O primeiro argumento da função é o valor procurado, neste caso a célula onde está o nome do vendedor na aba Consulta -> B3, dê ponto e vírgula e vamos ao próximo argumento.

Na planilha, clique na célula em que você deseja inserir a fórmula. Digite = (sinal de igual) seguido pelas constantes e operadores (até 8192 caracteres) que você deseja usar no cálculo. Para nosso exemplo, digite =1+1.

Utilize PROC, uma das funções de pesquisa e referência, quando for necessário analisar uma única linha ou coluna e localizar um valor na mesma posição em uma segunda linha ou coluna. Por exemplo, digamos que você sabe o número de identificação de uma peça automotiva, mas não sabe o preço.

O Assistente de Procurar ajuda você a encontrar outros valores em uma linha quando você sabe o valor em uma coluna e vice-versa. O Assistente de Procurar usa INDEX e MATCH nas fórmulas que ele cria. Clique em uma célula no intervalo. Na guia Fórmulas, no grupo Soluções, clique em Procurar.

Selecione uma célula e digite o símbolo = ; Retorne à planilha original (“Planilha1”, na imagem) e selecione o conteúdo que deseja vincular; Em seguida, volte para a célula com o símbolo = e pressione Enter — o Excel vai vincular todo o conteúdo de um quadro para outro e você pode editar as informações.

Comparando colunas para confirmar valores
Neste exemplo, a fórmula ficou “=PROCV(A2;B2:B9;1;0)” (sem aspas), pois o Excel está procurando o valor de R$ 2.000 na Coluna 2.

Isso geralmente ocorre quando células que foram referenciadas por fórmulas são excluídas ou algo é colado sobre elas. Atente-se ao número de referência da coluna, que é o penúltimo argumento do comando.

=PROCX(H8:H11;B8:B24;C8:C24)
Na busca podemos passar uma lista de chaves e pesquisar em uma determinada coluna. Então definimos a coluna de consulta, que tem o ID, e o retorno que temos é o retorno da coluna de Nome que foi selecionada.

Como funciona a função PROCV
matriz_tabela: representa o intervalo de células onde estão as informações que você possui, portanto, também é obrigatório. núm_índice_coluna: aqui será usado o número* da coluna de onde você quer encontrar o 'valor_procurado'. Essa é uma informação obrigatória.

Também é obrigatório; intervalo_procurado: opcional, esse argumento é apenas um valor lógico que especifica se você quer que PROCV localize uma correspondência exata ou aproximada.

Sim, é possível usar a função PROCV ou outras funções de busca e referência para retornar mais de uma coluna. Para fazer isso, você pode utilizar uma combinação de funções, como o PROCV com o ÍNDICE e o CORRESP.

A solução é usar uma combinação das funções ÍNDICE e CORRESP, que pode pesquisar um valor em uma coluna independentemente de sua localização na tabela de pesquisa.