Qual e a fórmula do cosseno?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A lei dos cossenos é uma relação matemática entre os três lados de um triângulo qualquer. A fórmula da lei dos cossenos é c2=a2+b2–2abcosˆC, em que a, b e c são os lados de um triângulo e ˆC é o ângulo oposto ao lado c.

A Lei dos Cossenos é utilizada para calcular a medida de um lado ou de um ângulo desconhecido de um triângulo qualquer, conhecendo suas outras medidas.

3 – Observe que apenas dois lados e um ângulo do triângulo podem ser usados nas razões trigonométricas. Se um desses lados for a hipotenusa e o outro não tocar o ângulo em questão, a razão será seno. Se um dos lados for a hipotenusa e o outro tocar o ângulo em questão, a razão será cosseno.

As três principais funções trigonométricas são o seno (sin), o cosseno (cos) e a tangente (tan). Essas funções são definidas em relação a um ângulo e a um triângulo retângulo. Tangente é a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente.

A fórmula da lei dos cossenos para encontrar a medida do lado a é a² = b² + c² – 2 · b · c · cosA. Logo, a lei dos cossenos determina que o quadrado de um dos lados do triângulo é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados, menos o dobro do produto de ambos pelo cosseno do ângulo formado entre eles.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

Função cosseno
O cosseno de um ângulo sempre estará sob o eixo das abscissas (x). Nesse sentido, o cosseno de um ângulo será sempre positivo no 1º e 4º quadrantes e negativo no 2º e 3º quadrantes.

Seno (sen): razão entre os lados que formam um dos ângulos agudos (menor que 90°). Cosseno (cos): razão entre o valor do cateto adjacente e a medida da hipotenusa. Tangente (tg): razão entre o seno e o cosseno de um dado ângulo ou entre os catetos. Cotangente (cot): dado pela razão entre os catetos.

Seno da soma: sen(a + b) = sen(a) · cos(b) + sen(b) · cos(a) Cosseno da soma: cos(a + b) = cos(a) · cos(b) – sen(a) · sen(b)

Porque o ângulo de 90° está exatamente em cima do eixo vertical, bem no sentido da luz que incide sobre ele. Por isso, o valor do cosseno de 90° é zero.

Os ângulos notáveis (30°, 45° e 60°) recebem essa de nominação devido a sua importância na Geometria, principalmente na Trigonometria e nos cálculos que envolvem as razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente).

Vale destacar que o seno (o cosseno e a tangente) de um ângulo só variam de acordo com a variação do ângulo, isto é, independentemente do comprimento dos lados do triângulo, sempre que o seno observado for o de 30°, seu valor será 1/2.

Resumo sobre identidades trigonométricas
A identidade fundamental da trigonometria determina que a soma entre o quadrado do seno de um ângulo  e o quadrado do cosseno de  é 1.

A Lei dos Senos determina que num triângulo qualquer, a relação do seno de um ângulo é sempre proporcional à medida do lado oposto a esse ângulo. Esse teorema demonstra que num mesmo triângulo a razão entre o valor de um lado e o seno de seu ângulo oposto será sempre constante.