Qual é a fórmula de cálculo da produtividade?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

A produtividade em horas pode ser calculada por meio da seguinte fórmula: índice de produtividade = número de tarefas realizadas / horas trabalhadas no período.

Os indicadores de produtividade são índices que medem a performance do negócio em diversas áreas. Em inglês, são chamados de KPIs – Key Performance Indicator –, que, em português, pode ser traduzido como “Indicador-chave de Desempenho”.

Uma forma prática de avaliar a produtividade da equipe de um modo geral é tendo como critério o aumento na receita total da empresa. Já para se avaliar a produtividade individual, pode-se ter como critério o número de clientes atendidos por colaborador ou a quantidade de serviço entregue em determinado período.

A produtividade em geral está sempre conectada a um equilíbrio de dois “indicadores”, se podemos chamar assim: a quantidade/qualidade de trabalho feita e os recursos gastos para realizar esse trabalho. Citamos quantidade e qualidade porque o sucesso de uma tarefa a ser realizada depende muito de sua natureza.

A produtividade, na economia, é considerada a relação entre aquilo o que é produzido e os meios empregados (mão-de-obra, materiais, energia, etc). Produtividade tem a ver com eficiência e tempo: quanto menor for o tempo levado para obter o resultado pretendido, mais produtivo será o sistema.

PRODUTIVIDADE = receita total ÷ pelo custo total
Ou seja, será possível mensurar a eficiência de um maquinário, assim como calcular a produtividade de um funcionário, por exemplo.

  1. 1- Determine metas. Um plano de metas é essencial para a equipe saber o que precisa ser alcançado. ...
  2. 2- Promova gestão de tempo. ...
  3. 3- Invista em treinamento. ...
  4. 4- Valorize a comunicação interna. ...
  5. 5- Elabore um plano de ação. ...
  6. 6- Comunicação é o segredo.

Os principais indicadores de desempenho nas empresas de sucesso

  • Indicador de lucratividade.
  • Valor do ticket médio.
  • Nível de serviço de entregas.
  • Taxa de sucesso em vendas.
  • Índice de turnover.

Quais são os principais indicadores?

  • 1- Indicadores de qualidade. ...
  • 2- Indicadores de capacidade. ...
  • 3- Indicadores estratégicos. ...
  • 4- Indicadores de lucratividade. ...
  • 5- Indicadores de competitividade. ...
  • 6 – Indicadores de turnover.

Índice de produtividade = Meta / Quantidade de recursos
A partir do momento em que você tem essas informações fica mais fácil alocar os recursos certos no momento certo do projeto.

O cálculo da Capacity em Esforço-Hora pode ser realizado da seguinte forma: (Tempo em Horas por Dia Útil - Tempo em Horas dos Eventos Scrum) * Membros do DevTeam – Soma do Tempo para Atividades da Organização (reuniões, treinamentos...)

Mensure os indicadores-chave de desempenho
É muito importante conhecer esses indicadores, bem como mensurá-los com periodicidade. Entre os principais, podemos destacar o número de reclamações dos clientes, o nível de absenteísmo, o índice de quebras, o refugo de materiais e o nível de produtividade.

Os quatro pilares da produtividade são tempo, energia, concentração e conhecimento: vamos chamá-lo de framework TECK. Embora essa estrutura não cubra todos os hacks ou sistemas de produtividade existentes, ela abrange a maioria dos aspectos críticos que você pode começar a gerenciar imediatamente.

Existem dois tipos básicos de produtividade: bruta e líquida. Para ilustrar a diferença, vamos considerar a produtividade primária (a produtividade dos produtores primários de um ecossistema).

Por fim, vamos ver agora algumas dicas para aumentar a produtividade no trabalho.
...
Saiba priorizar tarefas

  1. Importante e urgente: fazer imediatamente.
  2. Importante e não urgente: decidir quando fazer.
  3. Não importante e urgente: delegar para outra pessoa.
  4. Não importante e não urgente: fazer mais tarde ou não fazer.

Na verdade, podemos dizer que a produtividade é fruto de um equilíbrio entre quantidade e qualidade do seu trabalho, assim como os recursos gastos para executá-lo da melhor maneira para a organização como um todo.

Produtividade é uma relação entre o que foi produzido e os recursos usados para isso. Assim, um funcionário que consegue fechar 10 vendas em um dia é mais produtivo do que outro que fecha apenas 7. Já desempenho é algo bem mais amplo. Envolve outros critérios, além da produtividade.

Finalmente, a diferença entre produção x produtividade pode ser resumida da seguinte forma: Produção é uma ação e produtividade é uma medida de desempenho.