Qual é a fórmula da segunda lei de Kirchhoff?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

É a segunda lei de Kirchhoff: “percorrendo todos os lados de uma malha num mesmo sentido, a soma algébrica de todas as f.e.m. da malha é igual à soma dos produtos das resistências pelas intensidades de corrente”.

Três deles são: Nós: encontro de três ou mais fios. Malha: percursos fechados que se iniciam em um nó e voltam ao mesmo ponto. Ramo: trechos de circuitos – ou pedaço de fio – entre dois nós.

LEI DE KIRCHHOFF DAS TENSÕES (LKT): A SOMA ALGÉBRICA DAS TENSÕES EM QUALQUER CAMINHO FECHADO (LAÇO OU MALHA) DE UM CIRCUITO É SEMPRE NULA.

A corrente i1 é igual a soma das correntes i2 e i3. Para termos certeza de que está certo também podemos aplicar a outra definição dada para a primeira lei de kirchhoff, que a soma das correntes i1, i2 e i3 devem ser igual a zero.

Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

A fórmula para o cálculo da primeira lei de Ohm é: resistência igual à diferença de potencial (ddp) dividida pela corrente.

19 - Leis de Kirchhoff (LKT e LKC) e Divisores (Tensão e Corrente) — Páginas Pessoais - UTFPR.

A lei de Pouillet afirma que a corrente elétrica nessas malhas corresponde à diferença entre as forças eletromotrizes e contraeletromotrizes, dividida pela soma das resistências elétricas de cada elemento presente na malha.

Lei de Kirchhoff para Tensão (LKT) ou Lei das Malhas
A lei de Kirchhoff para tensão é uma das mais importantes, por não se aplicar apenas a circuitos de corrente contínua, mas também de corrente alternada; digitais; dentre outros.

As Leis de Kirchhoff são geralmente aplicadas em circuitos elétricos mais complexos, como por exemplo circuitos com mais de uma fonte e de diversos componentes, estando eles em série ou em paralelo.

As Leis de Kirchhoff foram criadas e desenvolvidas pelo físico alemão Gustav Robert Kirchhoff (1824-1887). Existem essencialmente duas Leis que Kirchhoff determinou: A Lei de Kirchhoff para Circuitos Elétricos e a Lei de Kirchhoff para Espectroscopia.

Para isso vamos usar a seguinte fórmula: Corrente I2 é igual a resistência 1, dívida pela soma das resistências, vezes a corrente total.

Lei de Kirchhoff das Tensões
onde n conta as tensões dos elementos em torno da malha. A Lei de Kirchhoff das Tensões também pode ser descrita de outra forma: A soma dos aumentos de tensão é igual à soma das quedas de tensão em torno de uma malha fechada. Você pode calcular uma malha a partir de qualquer nó.

V2 = 70% (saturação por bases desejada); V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).