Qual é a formiga que tem a picada mais dolorosa do mundo?

Perguntado por: abernardes9 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Paraponera clavata

A formiga-bala é conhecida por sua picada extremamente dolorosa. A formiga-bala (Paraponera clavata) é um inseto que habita as regiões úmidas e tropicais da América Central e do Sul, principalmente em países como Brasil, Bolívia e Peru, além de Venezuela, Honduras e Costa Rica.

A formiga tucandeira (Paraponera clavata), usada no ritual dos Sateré-Mawé, chega a medir 2,5 cm de comprimento. Além da dor intensa e que pode durar por mais de 18 horas, a ferroada pode provocar náuseas e vômito.

formiga tucandeira

Você já ouviu falar na formiga tucandeira? Esta é a formiga mais perigosa existente no Brasil. Ela não tem veneno capaz de matar. Além disso, sua mordida pode fazer desmaiar.

Picada de formiga pode matar? Como dissemos, esse risco é muito baixo. Pessoas alérgicas ao inseto sofrem mais com as complicações, mas a intensidade dos sintomas depende de diversos fatores. A quantidade de picadas, a espécie da formiga e o histórico de saúde do indivíduo precisam ser considerados.

Reações tóxicas podem ser provocadas pelas substâncias presentes no veneno das formigas. Cada espécie tem uma variedade principal de proteínas. Desse modo, a picada de algumas formigas podem causar reações locais, com dor, vermelhidão, queimação e inchaço local.

mosca TseTse

A mosca TseTse é o inseto de picada mais mortal, nativo da África. Ele se alimentam principalmente de sangue de vertebrados. Esses insetos de perigo extremo injetam toxina poderosa em cada fio.

Lonomia obliquoa

A Lonomia obliquoa, mais conhecida como taturana, é um dos insetos venenosos mais perigosos do Brasil. Através das cerdas espinhosas, libera um líquido urticante que causa queimaduras, dores intensas e manchas na pele.

O inseto mais venenoso do mundo é uma formiga de grande porte (até 2,5 cm) que habita as florestas do Brasil e de vários outros países da América do Sul e Central. A dor de sua picada é equiparada à de um tiro de revólver e dura entre 12 e 24 horas.

Um exemplo conhecido é a formiga panda (Euspinolia militaris), que se encontra em perigo de extinção. Apesar de seu aspecto meigo, as fêmeas desse inseto bonito possuem ferrão e têm uma picada muito dolorosa.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

- Existem formigas venenosas? Sim, existem formigas venenosas. Pode-se tomar como exemplos a formiga lava-pé (espécie do gênero Solenopsis) e a formiga-seca (Neoponera villosa).

De imediato veríamos o acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se parte da biodiversidade do planeta. Alem disso, as formigas são responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria, que leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies.

FORMIGA CABEÇUDA
As formigas cabeçudas possuem coloração de marrom claro ao escuro e fazem grandes trilhas de seu ninho até a fonte de alimentos. Suas colônias podem estar localizadas em frestas no solo, calçadas, paredes, azulejos e equipamentos eletrônicos. Elas não mordem, mas podem ser portadores de vermes.

formiga drácula, nome popular da Mystrium camillae, um inseto que vive no Sudeste Asiático e na Oceania. Trata-se do movimento animal mais rápido já registrado no planeta.