Qual é a forma de tratamento da rinite?

Perguntado por: igentil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

São medicamentos descongestionantes e anti-histamínicos. A lavagem do nariz com soro fisiológico também pode ser recomendada para aliviar o entupimento, assim como a boa higiene dos locais de convivência, evitando o acúmulo de pó e sujeira, que podem servir como gatilhos para uma crise de rinite alérgica.

Outras medidas, naturais e econômicas, que ajudam na melhora dos sintomas da rinite alérgica:

  1. Banho quente;
  2. Inalação com soro para umidificar a mucosa;
  3. Nebulizações e irrigações são algumas opções de tratamento eficazes.

O chá verde tem muitas propriedades para a saúde. Para casos de rinite alérgica, contém uma substância que impede a produção de histamina, diminuindo os sintomas.

Quais são os sintomas da rinite alérgica?

  • Espirros seguidos ou em crise.
  • Obstrução nasal.
  • Coriza.
  • Coceira.
  • Lacrimejamento.
  • Olhos vermelhos e inchados.
  • Tosse.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  1. Cetirizina (Zyrtec)
  2. Desloratadina (Desalex)
  3. Fexofenadina (Allegra)
  4. Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  5. Loratadina (Claritin)
  6. Rupatadina (Rupafin)
  7. Bilastina (Alektos)

Alimentos muito quentes ou temperados podem provocar a rinite gustatória, uma reação local ao estímulo exagerado. A capsaicina, presente na pimenta, é uma das substâncias que parecem mais importantes nesse quadro. Chás muito quentes, mesmo os com ação descongestionante, também podem agravar a espirradeira.

Crises de rinite alérgica podem durar alguns dias, semanas ou até meses, conforme o tempo de exposição da pessoa a determinado alérgeno (substância responsável por causar a crise alérgica).

Em alguns casos, usa-se anti-inflamatório para desinflamar a mucosa. Pode-se tratar também com corticoides em casos mais complexos e spray nasal. Há também vacinas para diminuir a sensibilidade. Azzam aconselha usar soro fisiológico de forma preventiva para limpar as vias nasais e prevenir crises de rinite.

4 – Frutas cítricas são bons alimentos para rinite
São ricas em antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico. Desse modo, inclua na dieta limão, laranja e abacaxi, que se destacam por conter bromelina, uma substância que reduz a congestão nasal e a inflamação das vias aéreas.

Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

Embora seja possível que algumas pessoas com alergia não tenham reações com uma chávena de café fraca, é melhor evitá-lo por completo. Quando uma pessoa é submetida a tratamento médico, é totalmente desaconselhável consumir cafeína.

– Vinagre de maçã: A mistura de uma colher de chá de vinagre de maçã e 1/2 copo de água é suficiente para aliviar a crise de rinite alérgica, prefira tomar sempre pela manhã.

A rinite é uma inflamação na mucosa das cavidades nasais, podendo ser aguda ou crônica, ocorrendo em cerca de 25% da população. Suas causas são, principalmente, alergias e viroses (como resfriado e gripe). Já a sinusite (ou “rinossinusite”) é a inflamação na mucosa das cavidades paranasais (ou “seios da face”).

Rinite aguda - quando a sintomatologia possui uma duração inferior a 4 semanas; Rinite crónica - quando a perturbação inflamatória ou infecciosa da mucosa nasal possui uma duração superior a 12 semanas.

Possíveis consequências de uma rinite não tratada:
Faringite. Bronquite. Sinusite. Pneumonia.