Qual é a forma correta Deus te abençoe ou Deus lhe abençoe?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Quando eu me refiro diretamente à pessoa eu tenho que dizer: Deus o(a) abençoe. Essa é a forma correta, e não 'Deus lhe abençoe'. - A forma "Deus TE abençoe" é aceita, mas coloquial em nossa linguagem. Ela se refere à pessoa diretamente.

God bless you all. Que Deus abençoe a todos. God bless you all.

Que Deus abençoe sua vida hoje e sempre! Que cada momento do seu dia especial seja cheio de felicidade e amor, tal como todos os outros dias da sua vida. Feliz aniversário e muitas bençãos de Deus! Neste dia tão especial, quero agradecer a Deus por sua vida.

Resposta verificada por especialistas. A principal diferença entre as formas verbais "dê" e "der" é que enquanto "dê" se encontra conjugado no modo imperativo do verbo dar, a forma verbal "der" se encontra conjugado no futuro do subjuntivo.

O Senhor de abençoe e te guarde: essa frase faz referência a proteção de Deus e o seu favor sobre seu povo, tanto nos aspectos físicos quanto espirituais da vida.

Abençoem - Dicio, Dicionário Online de Português.

'Que Deus vos abençoe' ou 'que Deus os abençoe'?
Ele explica que 'vos' é um pronome da segunda pessoa do plural, que corresponde ao tratamento por 'vós'. Já 'os' é um termo da terceira pessoa, que se refere ao tratamento por 'vocês' ou 'os senhores'. Ambos os usos, no entanto, têm se misturado na linguagem informal.

Obrigado, Deus, por mais um dia com saúde, felicidade e amor das pessoas que me rodeiam. Nas coisas simples da vida, que são as mais importantes, eu sou uma pessoa muito abençoada e devo tudo isso ao Senhor. Deus, na Sua bondade eterna, escute minhas palavras de agradecimento e fé inabalável.

Significado de Abençoar
verbo transitivo direto Transmitir uma bênção, lançá-la sobre algo ou alguém: o padre abençoou seus fiéis. Almejar o bem: a mãe é capaz de amar e abençoar seus filhos. Glorificar algo ou alguém: abençoou o herói por sua coragem.

Tenho a satisfação de cumprimentá-lo pela passagem de seu aniversário, formulando-lhe votos de felicidade constante. Receba meu cordial abraço pela passagem de seu aniversário. Na oportunidade de seu aniversário, formulo meus sinceros votos de felicidade, aproveitando para reiterar-lhe minha amizade e estima.

Parabéns! Que o seu dia seja cheio de grandes alegrias do começo ao fim, e que o amor, o carinho e a felicidade deste dia permaneçam sempre com você. Feliz aniversário! Que a esperança, a alegria de viver, a paz e a saúde sejam dádivas renovadas em sua vida hoje e que se estendam por todo o ano.

Resumo: quando usar “te” e “lhe”
Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.
Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'