Qual é a forma correta de se comunicar?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Comunicar-se vai além do que é dito, envolvendo também a forma como é dito. Cuidado para não cruzar os braços ou demonstrar frieza. Muitas vezes, a sua linguagem corporal pode não ter nada a ver com a situação em questão. Pode ser só cansaço ou estresse decorrente da sua vida pessoal.

Mantenha a transparência e a objetividade. É preciso ter assertividade na hora de comunicar, passando as opiniões e as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva. Conteúdos extensos tendem a ser massantes e até obscuros, então é importante que a comunicação seja direta e concisa.

Como já diz o seu significado: “Comunicar é pôr em comunicação, Participar, Fazer Saber. Pegar, Transmitir.” (Dicionário Priberam). Assim, o ato de se comunicar é conseguir transmitir ao seu ouvinte a mensagem correta, da melhor forma possível.

Comunicação é a adversidade mais comum dos negócios e empreendimentos em geral, e é indicada como um dos principais motivos pelos quais eles falham. No caso das unidades judiciárias não é diferente. A comunicação tem quatro funções básicas dentro da organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.

Ao longo deste texto, abordaremos os tipos de comunicação: verbal, não-verbal, escrita, visual, oral e assertiva.

Como comunicar com a equipe?

  1. Ter um discurso inspirador. Quando falamos com as pessoas, é natural que haja reações. ...
  2. Saber escutar. Engana-se quem acha que um bom comunicador é aquele que apenas fala bem. ...
  3. Compartilhar valores. Toda empresa tem valores a serem compartilhados. ...
  4. Mostrar presença. ...
  5. Ser autêntico.

O ato de comunicar-se é fundamental e indispensável para o ser humano, sendo ele realizado e pensado de forma que ocorra uma compreensão mútua nas relações humanas, é possível construir aprendizagens relevantes e significativas em qualquer ambiente.

Ouça com atenção e empatia
Como já dissemos, ouvir com atenção e empatia são fatores essenciais para a prática de uma escuta ativa. Então, procure usar todos os seus sentidos para interpretar a mensagem que a pessoa está compartilhando.

Use frases com “eu”: Faça uso de expressões como “eu quero” ou “eu preciso” para fazer afirmações simples e dizer seu ponto de vista. Evite exageros com palavras como “sempre” ou “nunca”. Tente falar com fatos, e não com julgamentos. Empatia: sempre tente entender a maneira com que a outra pessoa enxerga a situação.

Dessa forma, a comunicação que gera valor é necessariamente aquela que alcança os objetivos esperados, promovendo resultados tanto para quem comunica quanto para quem recebe a comunicação. É uma característica que reforça o viés da relevância, mas que também destaca a importância do planejamento.

A diferença entre dizer/falar e comunicar é enorme. Enquanto que o simples “falar” pode ser uma conversa banal sobre nada, a comunicação é sobre algo especifico que queremos passar.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Elementos da Comunicação: emissor, receptor, mensagem - Toda Matéria.

As principais são:

  • Comunicação Verbal. É a mais conhecida e usada. ...
  • Comunicação não verbal. Também chamada de comunicação pictórica. ...
  • Comunicação escrita. Você deve estar atento ao utilizar essa forma de comunicação, pois o receptor está ausente.

Os elementos da comunicação são:

  • Emissor.
  • Receptor.
  • Mensagem.
  • Código.
  • Canal.
  • Referente.
  • Feedback.

Jornais, televisão, telefone, computador, celular e internet são os principais meios de comunicação da atualidade.

Pesquisas apontam que a televisão ainda é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem e, em segundo lugar está a internet, que cada vez mais se expande pelo mundo no campo das comunicações instantâneas.

Saiba como falar corretamente e se expressar bem

  1. 1 – Escute a si próprio. ...
  2. 2 – Corte as palavras de preenchimento e vícios de linguagem. ...
  3. 3 – Preste atenção à velocidade da fala. ...
  4. 4 – Use palavras simples. ...
  5. 5 – Observe a sua linguagem corporal.

Ouça com atenção
Comunicar-se não envolve apenas falar, mas também ouvir. Sendo assim, caso você queira ser melhor entendido, é importante que você também saiba escutar. Ouça sua equipe, clientes, concorrentes e quem mais quiser falar. Compreenda as ideias e, só após pensar bem, comece a falar.

A comunicação assertiva se refere à capacidade de qualquer indivíduo expressar seus pensamentos, ideias, opiniões e emoções de maneira direta e de fácil compreensão.

A linguagem corporal e o tom de voz também são importantes para tornar a comunicação mais assertiva. Eles devem refletir sua autoconfiança. É importante ter uma boa postura, fazer contato visual e usar um tom de voz firme, mas agradável.