Qual é a forma correta de dizer?

Perguntado por: oribeiro8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Se eu DIZER ou Se eu DISSER? O certo é "se eu DISSER".

O verbo “dizer” pode ser transitivo direto, indireto, intransitivo, bitransitivo e pronominal. Vejamos os exemplos: Como verbo transitivo direto, determina a regência, sem a necessidade de uma preposição: Ele disse que teve sorte no jogo de ontem.

6 predizer, prever, pressagiar, anunciar, adivinhar, conjecturar, julgar, pensar, supor, considerar.

Vamos indo (ou andando) é uma excepção idiomática. Seria mais correcto eu ter escrito que o verbo ir não pode ser seguido pelo seu próprio infinitivo (vamos ir).

São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

1 compreendido, de acordo, está bem, tudo certo, tudo correto, tudo em ordem, okay.

É correto dizer nossas vidas? O correto é NOSSA VIDA, e NOSSO CORAÇÃO. Trata-se de um caso de uso inadequado do plural. Quando nos referimos a grupos, pessoas diversas, ficam no singular os atributos e partes do corpo que são únicos em cada indivíduo.

1. Exprimir por meio de palavra, por escrito ou por sinais (ex.: dizer olá). 2. Referir, contar.

Significado de Disser
substantivo deverbal Falar; ação de dizer, de expressar algo por meio de palavras; ato de se comunicar ou de fazer uma descrição sobre: e se eu te disser que te amo; se ninguém disser a verdade, será impossível conversar; quem disser que o número certo, ganhará o prêmio.

  1. - diz (tu) diga (ele/ela) digamos (nós) dizei (vós) digam (eles/elas)
  2. - não digas (tu) não diga (ele/ela) não digamos (nós) não digais (vós) não digam (eles/elas)
  3. para dizer (eu) para dizeres (tu) para dizer (ele/ela) para dizermos (nós) para dizerdes (vós) para dizerem (eles/elas)

A forma no infinitivo dizer é frequentemente confundida com a forma disser, conjugada no futuro do subjuntivo: quando eu disser, quando ele disser. No infinitivo: Será que ele vai dizer a verdade? No futuro do subjuntivo: Quando ele disser a verdade, nós saberemos.

Os verbos dicendi são utilizados para nos referirmos ao modo como o nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamento em um diálogo. No diálogo acima, as palavras “perguntou” e “respondeu” são verbos dicendi.

Falar não equivale a dizer, afirmar, declarar, mas a dizer palavras, expressar-se por meio de palavras: Ele fala várias línguas. Falou com o prefeito. Não falará no assunto. Dizer é verbo declarativo.

Que se pode aceitar como válido: 1 pode-se, é válido, é plausível, é admissível, é aceitável, é adequado, é apropriado, é seguro, é acertado, é correto, é cabível, é concebível, é razoável, é próprio, é verossímil. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

Resposta: O verbo dizer não tem prefixo.