Qual é a forma correta de andar?

Perguntado por: agarcia9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Não pise com a ponta do pé e não dê pisadas com muita força no chão. O correto é primeiro descer o pé no solo com o calcanhar e depois descer a planta do pé. É essencial rolar a pisada no sentido calcanhar, arco e dedos, concluindo sempre essa seqüência antes de mudar para o próximo passo.

A postura deve ser sempre firme, mas, lembre-se, relaxada. Mantenha sua cabeça e seu pescoço eretos. Encolha levemente as nádegas e a barriga. O andar não deve ser nem lento, nem ríspido demais.

A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.

A postura correta em também é muito importante. Quando estiver em , procure manter um à frente do outro e os joelhos ligeiramente fletidos, para que possa proteger sua região lombar, retirando a pressão dessa região. Se estiver em e em movimento, procure manter as costas direitas.

A postura de um homem pode dizer muito sobre quem ele é, e isso tem tudo a ver com a linguagem corporal masculina e a imagem que transmitimos para os outros. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto?

Diz-se que uma pessoa sabe manter a postura quando sabe se comportar e tem atitudes dignas e educadas.

De que lado deve o homem caminhar na calçada em companhia de uma dama? A regra é tão antiga quanto atual: o cavalheiro reserva sempre o 'lado de dentro' para a moça, no sentido de protegê-la.

Quando estamos de pé, vamos ter as costas eretas, ombros para trás e no mesmo nível, queixo paralelo ao chão e com uma leve contração da musculatura abdominal (vide figura ao lado). Essa postura, segue uma linha reta da sua orelha através do seu joelho, quadril, ombro, até o pé.

Para dormir, a posição ideal é a de barriga para cima e, alternativamente, a de lado. Evite dormir de bruços, pois o pescoço fica torcido e há sobrecarga da região lombar. De lado, o ideal é dormir com uma perna sobre a outra, ambas semiflexionadas.

Isso porque pisar corretamente, evita de sofrermos lesões durante estas atividades. Uma pisada incorreta pode, por exemplo, gerar torções nos tornozelos, no joelho, além de problemas posturais e na coluna, sistemas muito requeridos quando caminhamos e também gerar quedas que podem afetar outras partes do nosso corpo.

Em alguns casos, a troca por uma palmilha adequada já é o suficiente para minimizar o problema. Além do sapato adequado, o ortopedista deverá indicar um trabalho de correção da pisada, além de terapias específicas para as estruturas que envolvem os movimentos dos pés.

Você também pode fazer testes com um fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha. Algumas lojas especializadas em tênis também oferecerem avaliação baropodométrica, na qual uma esteira com sensor identifica qual é o seu tipo de pisada a partir do impacto do pé no equipamento.

Para execução correta, deve-se colocar as pernas abertas na largura do quadril, com as pontas dos pés levemente para fora, naturalmente, evitando que os joelhos fiquem em valgo (apontados para dentro), pois isso aumenta o risco de lesão.

Quantas Horas por Dia Podemos Ficar em Pé? É recomendável tentar ficar em pé por pelo menos 2 horas por dia, mas até 4 horas por dia pode ser o ideal.