Qual e a forma correta da Terra?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

geoide

Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.

Um geoide (pré-AO 1990: geóide) é um modelo físico da forma da Terra, podemos dizer, também que acompanha as variações gravíticas (gravitacionais) da Terra. De acordo com Carl Friedrich Gauss, é a "figura matemática da Terra", sendo, de fato do seu campo de gravidade.

Os gregos imaginavam a Terra como uma esfera perfeita, mas essa perfeição se desfez à medida que a possibilidade de o planeta girar continuamente se consolidava durante o Renascimento. Newton afirmava que, em consequência do movimento de rotação, a Terra deveria ser achatada.

Qual e a real forma da Terra Brainly? a terra tem o formato de um geoide que e uma forma unica que só pertence ao nosso planeta. um geoide tem a forma levemente aredondada e com as extremidades achatadas e de superficie bastante iregular.

Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos perceberam que o globo terrestre e o planisfério são as duas formas de representar o planeta Terra e que o globo terrestre é o que mais se assemelha a ele.

Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

O planeta Terra é um dos quatro planetas rochosos que compõem o Sistema Solar, localizado na Via Láctea. Ao dizer que ele é um planeta rochoso, estamos falando basicamente da sua composição, sua superfície sólida é formada por rochas e metais pesados, como o ferro.

Como a Terra é de facto ligeiramente achatada nos pólos e alargada no equador, a figura geométrica usada na geodesia que mais se aproxima da figura da Terra é o elipsoide de revolução. O elipsoide de revolução é uma figura que se pode obter pela rotação de uma elipse pelo seu semi-eixo menor.

O geoide, por outro lado, não possui fórmula matemática que o defina, mas ele também é um referencial do formato da Terra adotado pela ciência. Diferentemente do elipsoide, do cone, da esfera e dos demais sólidos, o que molda o geoide não está na geometria, mas sim na força gravitacional.

A superfície terrestre é composta basicamente da atmosfera, da litosfera, da hidrosfera e da biosfera. É o habitat, ou meio ambiente. Nela vivem os seres humanos, os animais e as plantas. A área da superfície da Terra é habitável.

O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério.

O paradigma da Terra esférica apareceu na filosofia grega no século VI a.C. com Pitágoras, embora a maioria dos filósofos pré-socráticos defendesse o modelo de Terra plana.

Pelo que nós sabemos hoje um grego chamado Pitágoras, que viveu à 2500 atrás, concluiu que a Terra era redonda. Ele chegou a esta conclusão por causa da localização das estrelas em diversos locais da Terra e também por causa da maneira como os navios aparecem ou desaparecem no horizonte ao chegarem num porto.

Estima-se que a curvatura da Terra comece a ser notada a partir dos 10 quilômetros de altitude e que fique ainda mais evidente a partir dos 15 quilômetros.

E se a Terra não girasse? Se o movimento de rotação não existisse, não seria possível haver vida no nosso planeta. Teríamos um longo dia de seis meses e uma noite com a mesma duração por causa do movimento de translação. Os dias apresentariam temperaturas muito elevadas, impossíveis para qualquer ser vivo resistir.

Qual é a importância das esferas? Elas basicamente são parte essencial da estrutura e formação da terra, permitindo o funcionamento de todas as atividades que existem em nosso ecossistema.

Portanto, a Terra pode ser considerada como um grande ímã, uma vez que o polo sul magnético atrai o polo norte geográfico, e o polo norte magnético atrai o polo sul geográfico, havendo a interação entre eles.