Qual é a força necessária para quebrar um osso humano?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Segundo o médico Cindy Bir, da Universidade da Califórnia, uma força de 3.300 newtons – ou 336,5 quilogramas/força, sendo que um 1 quilograma/força é a unidade de força que equivale a 1 quilo – tem uma em quatro chances e quebrar uma costela de uma pessoa, enquanto para um fêmur a força tipicamente necessária é de ...

Os três principais sintomas de um osso quebrado são dor, inchaço e deformidade. Se um osso estiver exposto ou cutucando sua pele, logicamente não é um bom sinal e deve ser uma fratura. Outro indício é se você ouviu um estalo na hora do acidente.

Osso duro de roer
Em questão de resistência, nossos ossos são mais fortes do que aço: um bloco de osso do tamanho de uma caixa de fósforos consegue suportar mais de 8.000 kg de peso.

O estouro do crânio
Para se ter uma ideia, a caixa craniana humana é mais resistente do que aço ou concreto de mesma massa, segundo o site ScienceAlert. Para fraturar um crânio, seria preciso aplicar cerca de 500 quilos de força, ou 2.300 newtons.

1230 quilos

O fêmur é o maior e mais volumoso osso do corpo humano, sendo também o mais resistente: ele suporta uma pressão de 1230 quilos por centímetro quadrado sem se ferir.

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

A fratura do fêmur é a que mais preocupa e pode até levar à perda da capacidade de andar.

Qual o osso mais difícil de colar? O osso mais difícil de colar é aquele que está localizado em uma área do corpo com baixo fluxo sanguíneo, como a diáfise dos ossos longos, Isso ocorre porque a regeneração óssea depende do fornecimento adequado de sangue e nutrientes para a área afetada.

Chamamos de fraturas (ou fraturas patológicas) quando um osso sofre rompimento total. No popular, dizemos que o osso "quebrou", o que quer dizer a mesma coisa. Entretanto, o ortopedista usará sempre o termo traumatológico correto da lesão, que é "osso fraturado".

Quais as causas das fraturas do punho?

  1. Quedas, como cair com a mão espalmada (estendida);
  2. Lesões esportivas, durante esportes de contato ou que levem a quedas;
  3. Acidente de carro ou outros veículos motorizados, em que podem expor o punho de forma a quebrar em pequenos fragmentos os ossos da região.

Um osso quebrado do braço ou punho será extremamente doloroso e pode também haver inchaço ou sensibilidade ao redor da área lesada e sangramento se o osso danificou o tecido e a pele. Estes sintomas também podem ocorrer se o seu braço ou pulso é torcido em vez de quebradas.

O osso mais forte do corpo humano está na sua cabeça
Nada disso: o osso mais forte é a mandíbula, também chamada de maxilar inferior. Além de ser o único osso móvel do crânio, ele é capaz de manter os dentes, suportar grandes níveis de estresse e se movimentar repetidamente por toda a vida.

O fêmur é o osso mais importante dos membros inferiores na sustentação do peso. Esse osso é tão forte, que, em atividades normais, do dia a dia, ele suporta forças de 3 a 4 vezes a do peso do corpo.

Tendo em vista a composição de cálcio e fosfato da camada mais externa do dente (o esmalte), ele é mais resistente que o osso, alias, o elemento dental é uma das partes mais resistente do corpo humano. ”O dente apresenta 97% do seu peso em conteúdo mineral, já o osso apenas 65%”, diz Elizabeth.

Quando estamos com o pescoço reto, numa posição confortável e relaxada, nossa cabeça exerce no início da coluna um peso de aproximadamente 6 quilos. Basta apenas inclinarmos para baixo que o valor é impressionantemente multiplicado por cinco. Logo, é aplicada em nossa nuca cerca de 30 quilos.

O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior. Único osso móvel do crânio, ela consegue suportar grandes níveis de estresse e se movimentar sem parar por toda a vida.

Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.

Um qualquer ser humano comum será capaz, numa sessão de treino, de utilizar 65% da “força absoluta”, enquanto um atleta treinado é capaz de elevar esta marca para 85%.