Qual e a força intermolecular do co2?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 7 votos

Como o CO2 é uma molécula polar a força intermolecular presente será a dipolo induzido, também chamada de dipolo instantâneo, dipolo momentâneo, Forças de dispersão de London ou Força de Van der Walls. Já dentro da molécula a força será a ligação covalente.

O dióxido de carbono é apolar, assim, quando ele está no estado sólido, como gelo-seco, suas moléculas se mantêm nos cristais moleculares graças a uma força de atração intermolecular entre elas, que é a dipolo induzido.

Ligação de Hidrogênio
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande diferença de eletronegatividade entre os elementos. Um exemplo de ligação de hidrogênio ocorre na molécula de água (H2O) nos estados sólido e líquido.

Como a molécula de gás carbônico apresenta no seu átomo central 2 nuvens eletrônicas (2 ligações duplas) e 2 átomos do mesmo elemento (oxigênio) ligados a ele, ela é apolar.

As interações intermoleculares das moléculas de SO2 são do tipo dipolo-dipolo ou dipolo permanente e em temperatura ambiente ele se encontra na forma de gás, sendo seu ponto de ebulição de -10 ºC, fusão -72 ºC.

As interações ou forças de dipolo induzido são as únicas que ocorrem com as moléculas apolares e com os gases nobres. Elas representam o tipo de interação intermolecular mais fraco.

Existem três tipos de forças intermoleculares, que são: dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio (antigamente chamada de pontes de hidrogênio).

As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.

Difusão Simples: quando partículas e moléculas caminham através da bicamada lipídica, como ocorre com o O2, CO2 etc. Sempre a favor do gradiente de concentração, essas moléculas conseguem atravessar a membrana por meio dos poros resultados do espaçamento mínimo entre os fosfolipídios.

Quando dissolvemos NaCl (substancia iônica) na água (substância covalente polar), o NaCl se dissocia em Na+ e Cl que serão circundados por moléculas de água, que se agruparão de acordo com as cargas elétricas no sentido de estabilizá-las. Essa interação é mais forte do que as interações entre moléculas covalentes.

Quais são os tipos de interações intermoleculares

  • -> Interações iônicas.
  • -> Interação dipolo-dipolo.
  • -> Ligação de hidrogênio.
  • -> Interações íon-dipolo.
  • -> Interações dipolo-dipolo induzido.
  • -> Interações dipolo induzido-dipolo induzido.
  • -> Videoaula sobre tipos de forças intermoleculares.

O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é um exemplo de ligação covalente dupla, pois cada oxigênio compartilha dois elétrons com o átomo de carbono.

Ligação covalente dupla
De exemplo podemos citar o gás estufa dióxido de carbono CO2 em que cada átomo de oxigênio divide dois elétrons com o átomo de carbono.

O dióxido de carbono, gás carbônico ou anidrido carbônico é uma molécula composta por um átomo de carbono (C) e dois de oxigênio (O). Ele é encontrado na atmosfera na forma de CO2.

O gás carbônico ou dióxido de carbono, como o próprio nome diz, é um óxido. Óxidos são todos os compostos que apresentam oxigênio ligado à direita da fórmula. O gás CO2 se faz presente na atmosfera e é responsável pelo efeito estufa, a cada ano pesquisas revelam um aumento na emissão deste poluente.