Qual e a força intermolecular do álcool?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Força intermolecular: As moléculas dos álcoois são atraídas umas às outras por meio de ligações de hidrogênio: o tipo de força intermolecular mais intenso que existe.

O álcool etílico é completamente solúvel em água em qualquer proporção. Isto ocorre porque o álcool forma interações conhecidas como ligações de hodrogênio com o oxigênio da água. Desta forma, uma parte da água contida na solução salina irá dissolver o álcool, abandonando o sal “a sua própria sorte”.

-114,1 °C

O álcool hidratado é uma mistura homogênea, pois apresenta uma única fase. Outros exemplos de misturas homogêneas são o soro caseiro, o soro fisiológico, a gasolina, o vinagre etc. No entanto, quando a mistura apresenta mais de uma fase, como uma mistura de areia e água, dizemos que é uma mistura heterogênea.

Quando se adiciona água ao álcool, estes vão formar uma mistura não ideal, porque o volume final não corresponde ao total adicionado. Isso é devido à possibilidade das moléculas de água interagir com as moléculas de álcool, porque possuem ligações intermoleculares semelhantes, do tipo ligações de hidrogênio.

As misturas homogêneas apresentam uma única fase, como por exemplo, água e álcool e o ar que respiramos.

Etanol ou álcool etílico é um composto orgânico da família dos álcoois, cuja fórmula molecular é CH3 – CH2 – OH (o mesmo que C2H6O). Líquido e incolor, o etanol se dissolve facilmente em água porque é uma molécula polar.

Quimicamente, os álcoois são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo hidroxila (OH). O álcool é usado para diversas finalidades: Produção de combustível. Preparo de solventes.

Álcool Etílico (Etanol)
O álcool etílico, também conhecido como etanol, é composto por dois átomos de carbono, cinco átomos de hidrogênio e uma hidroxila (C2H5OH), sendo obtido dos produtos como: cana-de-açúcar, mandioca, milho, batata, eucalipto, beterraba, etc.

O álcool contido na gasolina solubiliza na água por ter a hidroxila (-OH) uma parte da molécula polar que faz pontes de hidrogênio com a água, mais intensas que as forças de Van der Waals, separando o álcool da gasolina.

O etanol possui uma ligação polar de hidrogênio e oxigênio, o oxigênio é mais eletronegativo que o hidrogênio, fazendo com que o oxigênio tenha uma carga parcial negativa e o hidrogênio, uma carga parcial positiva.

Isso acontece porque o álcool é infinitamente solúvel em água, pois a hidroxila do álcool (etanol – CH3CH2OH) forma ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Desse modo, algumas moléculas de água, que antes estavam interagindo com o sal, passam a interagir com as moléculas do álcool, por isso o sal precipita.

Álcool é um grupo orgânico em que todas as substâncias apresentam em suas estruturas grupo hidroxila ligado a carbono saturado. Cada R pode ser um Hidrogênio ou uma ramificação qualquer. Um álcool pode ser classificado e nomeado de acordo com a quantidade e posicionamento da(s) hidroxila(s) presente(s) na cadeia.

ligações covalentes

O etanol realiza somente ligações covalentes, de modo que em sua molécula ocorre os dois tipos de ligações (ligação covalente apolar e ligação covalente polar).

Enquanto a água pura congela a 0ºC, o álcool etílico puro precisa estar a uma temperatura abaixo dos 114ºC negativos. Mas se há outras substâncias na água, como sais, a temperatura necessária para o congelamento é bem abaixo dos 0ºC. A vodka Smirnoff, por exemplo, possui 37,5% de graduação alcoólica e alta pureza.

Como dissemos, não há diferença entre etanol e álcool, já que eles são a mesma substância. Porém, as nomenclaturas mudam de acordo com o uso e o percentual de concentração. Em 1975, o governo brasileiro criou o Programa Nacional do Álcool, também chamado de Proálcool.

A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel.

*destilação simples: quando uma mistura apresenta componentes cujos pontos de ebulição (é a propriedade que um material tem em relação a temperatura, que leva a mudança do estado líquido para o gasoso) são muito diferentes, como água e álcool (etanol), podemos utilizar a destilação simples para separar essas ...

O álcool não se mistura com a água porque a camada de óleo separa os dois líquidos.

Existem três tipos de álcool: isopropílico, metílico e etílico. Cada um com propriedades e usos diferentes. Alguns dos usos mais comuns para o álcool são o recreacional para adultos, desinfetante ou industrial. Por muitos anos, os seres humanos diferenciam os tipos de álcool como um modo de segurança.

Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo.