Qual e a força do peso?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Peso é uma força que surge da atração gravitacional entre dois corpos constituídos de massa, sabendo disso, podemos calculá-lo pela multiplicação entre a massa de um desses corpos, medida em quilogramas, e a aceleração da gravidade local, em m/s².

Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

A força peso (P) é um tipo de força que atua na direção vertical sob a atração da gravitação da Terra. Em outras palavras, é a força que existe sobre todos os corpos, sendo exercida sobre eles por meio do campo gravitacional da Terra.

O peso de um corpo é uma força exclusivamente atrativa, sendo definida pelo produto da massa do corpo pelo valor da gravidade naquela posição. Peso é uma grandeza vetorial, pois apresenta módulo, direção e sentido; a massa é uma grandeza escalar, apresentando somente módulo.

Um newton corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 quilograma (kg) que lhe induz uma aceleração de 1 metro por segundo (m/s2), na mesma direção e sentido da força.

A direção da força peso sempre será vertical, representando uma linha perpendicular à superfície da Terra. O sentido da força peso será sempre para baixo, pois sempre apontará para o centro do planeta.

Você sabia que a média mundial do peso de um ser humano é de 62 kg? O peso de homens e mulheres em diferentes países varia consideravelmente. Há várias razões para isso, desde a alimentação até a prática média de atividade física, bem como características próprias da etnia predominante de alguns países.

Mas afinal, quais são as Três Leis de Newton? Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou Segunda Lei de Newton; Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

O nome é uma homenagem ao matemático, físico, astrônomo, teólogo, autor e amplamente reconhecido como um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, o inglês Sir Isaac Newton. 1 N (ou 1 kg•m/s²) é a força necessária para fazer com que um corpo com massa de 1 kg adquira uma aceleração de 1 m/s².

Há duas classificações para a grandeza vetorial “força”:

  • Forças de contato: aquelas que agem sobre os corpos por contato, por exemplo, a força normal, de atrito, dentre outras.
  • Forças de campo: aquelas que agem sobre os corpos sem haver contato, por exemplo, a força gravitacional, força magnética, dentre outras.

força gravitacional

O que importante notar é a razão entre elas: a força gravitacional é, de longe, a mais fraca entre todas, porém é a de maior alcance, sendo a responsável pela estabilidade dinâmica de todo o Universo.

As forças podem ser classificadas em:

  1. Forças de contato: para atuarem, necessitam do contato entre os dois corpos. Exemplo: força normal, força de atrito, tração.
  2. Forças de campo: atuam independentemente do contato, e em geral dependem da distância entre os corpos.

Balança. Como observado, a balança não indica o peso, e sim a massa. Para isso, ela tampouco mede a atração gravitacional (peso), mas sim a força normal que é aplicada sobre ela. Como a pessoa fica em pé, em repouso, na superfície horizontal da balança, essa força normal é igual ao peso.

Pelo sistema internacional, utilizamos como principal unidade de medida o grama (g), seus múltiplos quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag), e seus submúltiplos, decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).

No caso da força normal, o peso é o resultado da atração gravitacional sofrida pelo objeto em relação à Terra, e a normal é uma força feita pela superfície também sobre o objeto. Como as duas forças (peso e normal) atuam no mesmo corpo, elas não podem formar um par de ação e reação.

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

O peso em Newtons dessa pessoa será de: 490N.