Qual é a fonte de energia do fogo?

Perguntado por: omello . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.

Os tipos de energia existentes são: energia mecânica, térmica, elétrica, química, atômica e cinética, os quais são responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica.

Ele é considerado uma fonte energética fóssil e não renovável, porém menos poluente do que outras fontes de mesma origem, como o petróleo. O gás natural é fruto de depósitos de matéria orgânica, que, mediante determinadas condições de temperatura e pressão, formaram reservas desse combustível ao longo do tempo.

Na verdade, o fogo não apresenta estado físico, já que ele não é matéria. O fogo não ocupa espaço e não apresenta massa, logo, ele não pode ser sólido, líquido, gasoso nem plasma. Sendo assim, sobrou apenas a opção energia. É isso mesmo, o fogo é energia.

Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura.

Quais são as fontes de energia térmica? A energia térmica pode ser obtida a partir da queima de algum combustível como gás, petróleo ou madeira e também pode ser obtida dos raios do sol e do calor produzido no interior da Terra.

Top 5 - Fontes limpas de energia

  1. Solar. O aproveitamento dos raios solares para a geração de energia é uma das formas menos nocivas ao meio ambiente. ...
  2. Eólica. Esta também é considerada uma das fontes mais limpas para a produção de energia. ...
  3. Biomassa. ...
  4. Geotérmica. ...
  5. Hidrelétrica.

Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento.

Um exemplo disso é o nosso querido e velho liquidificador. Ele converte a energia elétrica em energia mecânica para que possa processar os alimentos.

  • Energia Elástica.
  • Energia Potencial Gravitacional.
  • Energia Química.
  • Energia Elétrica.

O carvão mineral é um combustível fóssil, sendo fonte de energia não renovável. Possui reservas no mundo todo e é bastante utilizado para gerar eletricidade. O carvão mineral é um combustível fóssil bastante utilizado para geração de energia elétrica.

Energia do Petróleo: fonte não renovável
Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural) e os combustíveis nucleares.

Existem cinco tipos de energia na natureza: térmica, elétrica, mecânica, radiante e química. Cada uma é responsável por uma ação diferente, como a realização de movimento, a produção de trabalho e o envio de luz para casas, prédios e estabelecimentos comerciais.

O que é o fogo? É o elemento que ativa e da vida a combustão. Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.

Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.

O fogo é o resultado de uma transformação química. O combustível, seja sólido, líquido ou gasoso, se transformam em um gás pela ação do calor para que então sejam inflamados. Os combustíveis mais comuns são: madeira, papel, tecido, gasolina, etc.

Pode-se obter energia térmica por pelo menos três formas: Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Exemplo: a queima do gás no fogão de cozinha. Atrito: transformação de energia mecânica em energia térmica.

O fogo não tem estado físico considerando que ele não é matéria, e sim energia. Energia liberada pela reação de oxidação entre um combustível e um comburente.

Existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante. Eles são responsáveis por produzir trabalho, realizar movimento, além de enviar luz para casas e prédios.

A energia sonora transforma-se em sinais elétricos no ouvido interno, que seguem por nervos até o cérebro e assim percebemos o som. A energia sonora pode ser produzida por instrumentos musicais através de sopro ou vibrações, que seguem o conceito de objetos se movimentando no ar em direções e velocidades diferentes.