Qual e a fonte de contaminação?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

- A presença de pragas domésticas; - Instalações, utensílios e equipamentos mal higienizados; - O contato de alimentos com produtos químicos ou com outros alimentos contaminados; - O homem, quando não toma os cuidados básicos de higiene.

Tipos de contaminação de alimentos

  1. Contaminação biológica de alimentos. É a que acontece por causa de substâncias produzidas por organismos vivos, ou seja, humanos, roedores e microrganismos. ...
  2. Contaminação física de alimentos. ...
  3. Contaminação química de alimentos. ...
  4. Contaminação cruzada de alimentos.

Boca: tossir, cantar ou falar por cima dos alimentos. Mãos: manipulação na preparação, armazenamento e distribuição dos alimentos (mal lavadas, cortes ou machucados, alergias e unhas compridas). Urina: mãos contaminadas com a urina. Ferimentos: pus, que tem alta quantidade de micro-organismos patogênicos.

A principal fonte pontual de poluição da água é o tratamento de águas residuais, ao passo que, no caso da poluição difusa, as principais fontes são a agricultura e as centrais elétricas alimentadas a combustíveis fósseis (através do ar).

Uma das maneiras mais fáceis de evitar contaminação e transmissão de vírus e bactérias é lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes e depois das refeições, antes e depois de usar o banheiro e ao chegar em casa.

Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A contaminação é a presença indesejável de qualquer matéria estranha que não pertença ao alimento, podendo ser dividida em três grupos: Contaminação Física: causada por materiais que podem machucar como: cabelo, caco de vidro, pedras, prego, grampos, anzol e adornos.

A contaminação física ocorre devido à presença de corpos estranhos aos alimentos. São considerados corpos estranhos: pedras, madeira, cabelo, pregos, giletes, fragmentos de insetos, entre outros.

A contaminação dos alimentos pode ocorrer através da forma inapropriada de preparação, armazenamento ou manipulação dos alimentos e no próprio ambiente onde são produzidos, sendo que a maioria dos microrganismos pode ser destruída através das boas práticas de higiene e fabricação e práticas adequadas de manipulação e ...

A transmissão de bactérias patogênicas, ou seja, que provocam doenças, pode se dar por meio da ingestão, inalação de gotículas de saliva contaminadas, através de fissuras ou ferimentos na pele, e até mesmo por contato sexual com pessoa infectada.

No hospital, as principais fontes de infecção decorrem:

  • - do paciente;
  • - visitantes;
  • - pessoal;
  • - equipamentos;
  • - técnicos de trabalho;
  • - planta física.

Contaminação e infecção têm significados diferentes: contaminação é a transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar a ação normal de um objeto. Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define água contaminada como aquela que sofre alterações em sua composição até ficar inutilizável. Ou seja, é água tóxica que não pode ser bebida nem usada em atividades essenciais como a agricultura.

As principais fontes de emissão de particulado para a atmosfera são: veículos automotores, processos industriais, queima de biomassa, ressuspensão de poeira do solo, entre outros.

Resumo: As possíveis causas da poluição do solo e da água são decorrentes da ação antropológica e exploração dos recursos naturais e atividades econômicas tais como agropecuária, indústria de extração de madeira e de minérios, desmatamento e queimadas, uso de agrotóxicos e a pesca e a caça predatória.