Qual é a flor da mãe Iemanjá?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Entre aromas de perfumes – nos quais os mais apreciados pela Rainha do Mar são lavanda e jasmim –, muitas pessoas montam balaios repletos de rosas brancas. Aliás, esta cor predomina pelo seu significado de paz e pureza e é a tonalidade de flor mais aceita por Iemanjá.

As essências preferidas de Iemanjá são lavanda e jasmim. A calma trazida pela lavanda representa sua ternura para com os filhos, e o intenso perfume de jasmim representa sua beleza e sensualidade como mulher.

4 - Sociáveis. São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta de estar em grupo e costumam apegar-se a um parceiro cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis e preferem suas casas, onde podem controlar o ambiente a manter suas rotinas exatamente como de costume.

Nos rituais, é comum seguir a preferência por certos tipos de flores para Iemanjá, sendo as seguintes as mais comuns:

  • Rosa branca;
  • Palma branca;
  • Angélica branca;
  • Crisântemo branca;
  • Colônia branca;
  • Orquídea branca.

Quais são os números de Iemanjá? Os números da sorte da Princesa do Mar são os 3,4 e 9.

Em um dia de sábado, pegue um vaso de flor, encha de rosas brancas e coloque na mesa da sua cozinha ou sala. Ofereça essas rosas brancas para Iemanjá e peça saúde para todos os moradores da sua casa.

Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.

Banho de Iemanjá para abrir caminhos no amor

  • 2 litros de água;
  • 1 punhado de folhas de boldo;
  • 1 punhado de folhas de pata de vaca;
  • 3 rosas brancas;
  • 8 gotas de Seiva de Alfazema;
  • Mel.

Os adeptos de Yemanjá usam colares de contas de vidro transparente como o cristal e vestem-se, de preferência, de azul-claro. Sábado é o dia da semana que lhe é consagrado. Yemanjá recebe sacrifícios de carneiros e oferendas de comida à base de milho branco, azeite, sal e cebolas (Ebó).

Simpatia para garantir paz, tranquilidade e prosperidade
Misture pétalas de rosas brancas, arroz cru e um perfume de sua preferência e passe pelo corpo. Olhando para o mar, reze para Iemanjá pedindo paz e prosperidade, para o ano que está chegando.

Logo no princípio do mundo, Iemanjá já teve motivos para desgostar da humanidade. Pois desde cedo os homens e as mulheres jogavam no mar tudo o que a eles não servia.

Pomba-gira é a mulher “da vida”, mulher da rua, a mundana, a cortesã. Se Iemanjá é a grande Mãe, Pomba-gira é a “Outra”, a amante, segundo os valores contidos em uma sociedade ainda com forte conteúdo machista e conservadora (Cristiane Amaral de Barros).

IEMANJÁ - Uvas verdes, mamão, pêra, melancia. OXUM - Melão, pêssego, maçãs. IANSÃ - Manga rosa, uvas avermelhadas, ameixas e pitangas.

Ó, soberana mãe das águas, venha a mim neste momento de aflição, com minha fé e devoção acendo esta vela, (acenda uma vela azul) para iluminar meus pedidos e caminhos. Ó, mãe Iemanjá, assim como controla a força das águas, venha e ajude-me no que eu necessito, (fazer o pedido).

Rosas Brancas
Está relacionada aos Orixás Oxalá e Iemanjá.

3- Morar longe do mar não é impedimento para saudar Iemanjá: "Acenda velas bonitas, incensos, perfume sua casa, encha-a de flores, ofereça frutas... As oferendas são de cada um, e elas são muito relativas.

Frutas ácidas ( limão, etc.) Milho derivados (fubá, etc.)

Aqueles que desejam saudar a rainha do mar devem falar: “Odoyá!” Que quer dizer mãe das águas. Os filhos de Iemanjá lhe dirigem a saudação da seguinte forma: “Odoyá, minha mãe”.

Lá, Yemanjá é cultuada na nascente que dá origem ao rio Ògùn (nada a ver com o Orixá da Guerra), por isso que sua saudação é Odò Ìyá!

História de Iemanjá
Após um tempo, Iemanjá se casa com Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos, que posteriormente se tornaram orixás. Por amamentar todos os seus filhos, Iemanjá ficou com seios enormes. Ela se sentia envergonhada, principalmente após o seu marido caçoar dela por este motivo.