Qual é a flexão mais eficiente?

Perguntado por: lsales5 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 8 votos

A flexão negativa foca na fase excêntrica do movimento – que, no caso deste exercício, é aquela quando o corpo está se movimentando para baixo. Esta é fase que exige mais força deste exercício, e focar neste momento aumenta o tempo sob tensão do músculo, favorecendo o ganho de força e a hipertrofia.

Flexão tradicional
A flexão tradicional é um dos exercícios mais fáceis para ganho de massa muscular e, quando executado corretamente, consegue trabalhar peito, tríceps, ombros, lombar e core de uma única vez.

Flexão de braço
Embora seja muito utilizada no treino de peito, a flexão de braços trabalha vários grupos musculares, incluindo os bíceps, o que permite ganhar massa e enrijecer os bíceps, especialmente quando não se tem halteres ou pesos em casa.

A flexão é um excelente exercício para a hipertrofia. Afinal, ela trabalha diversos músculos, entre eles os ombros, tríceps, abdômen, músculos dorsais e glúteos, segundo explica o preparador físico Bruno Estévão, em entrevista prévia ao MinhaVida.

O principal “risco” ao fazer qualquer exercício (não só flexões) todos os dias é que com o tempo o corpo tende a se adaptar e você não vai continuar tendo os mesmos resultados. Isso também é chamado de estagnação muscular e ocorre quando seus músculos se tornam eficientes em realizar uma tarefa repetitiva.

Quantas repetições de flexões de braço você consegue fazer em média? Provavelmente mais de 40 ou 50. Mas a ideia é fazer variações mais difíceis, estimulando teu corpo a fazer força e ganhar força. Ficar fazendo 40, 50 ou mais flexões vai te dar mais resistência do que qualquer outra coisa.

É realizada a flexão de joelhos, sem levantar o calcanhar do solo durante o movimento, inclinar ligeiramente o tronco à frente e ao mesmo tempo direcionar o quadril para trás.

O número de repetições por série depende de cada exercício e do objetivo de treino. Por exemplo, muita gente consegue fazer 30 – 60 repetições de polichinelo, mas não 30 – 60 repetições de flexão de braço. Se quiser ganhar massa muscular, fique entre 6 – 12 repetições.

Ao fazer 100 flexões por dia, subentende-se que você vai fazer isso todos os dias. Ou seja, você desgastará os mesmos músculos, que ainda estão se recuperando, diariamente . Isto poderá limitar seus resultados, mas mais importante que isso é que pode ser perigoso para pessoas que não estão acostumadas com exercícios.

Não. Para ganho de massa muscular, é imprescindível fazer treinamento de força e adequar a alimentação, com ingestão apropriada de energia (calorias totais) e aumento da proporção de proteínas da dieta.

No primeiro dia você vai ganhar dores musculares, e, dependendo do ritmo e da forma que fizer as flexões, talvez até ganhe uma lesão muscular. Com o passar do tempo os músculos usados (diferentes maneiras de fazer a flexão vão forçar diferentes grupos musculares) vão ficar mais fortes e sofrer uma certa hipertrofia.

Não existe um número específico de quantas flexões você deve fazer por dia para ter resultados. O importante é tentar fazer mais do que no treino anterior e isso envolve fazer um número de repetições totalmente individual.

supino reto na barra. gosto muito desse exercício. acho ele muito eficiente.

Quando você faz uma flexão de braço, trabalha os músculos do peitoral, tríceps, ombros, abdômen, lombar e, até mesmo, dos membros inferiores.

Ao fazer "apenas" 100 flexões por dia, você ganhará duas coisas: Treinar em excesso e certamente lesionar os ligamentos do ombro que você não vai fortalecer o suficiente em outro lugar.

Embora os especialistas sugiram evitar exercícios vigorosos dentro de uma hora antes de se deitar (eles aumentam a frequência cardíaca, a temperatura corporal e a adrenalina), o alongamento e o movimento meditativo, como a ioga, melhoram a qualidade do sono.

Ainda está difícil?

  1. Mantenha os pés a uma distância razoável da parede (ao menos, um metro). Quanto mais longe, maior o desafio.
  2. Deixar as mãos na parede, levemente mais abertas do que a largura dos ombros.
  3. Inspire e faça a flexão de braço, dobrando os cotovelos.
  4. Expire e empurre a parede para voltar à posição inicial.

Dicas do que não fazer após o treino

  1. Pular o Alongamento. O campeão em ser rejeitado é o alongamento. ...
  2. Esquecer a hidratação. É comum as pessoas procurarem beber água ou ingerir outros líquidos apenas no momento de aparente cedo. ...
  3. Não se alimentar após os treinos. ...
  4. Descansar.