Qual é a finalidade do texto dissertativo-argumentativo?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Texto dissertativo é um formato de escrita que busca defender uma ideia central a partir da argumentação, valendo-se, portanto, de opiniões e provas, como dados, levantamentos, estatísticas, fatos, exemplos e quaisquer outros elementos que sejam capazes de sustentar a tese apresentada.

A importância de um texto dissertativo é que, por meio desse tipo de texto, verificamos que o aluno além de compreender a proposta, soube selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões para desenvolver a temática com exatidão.

Introdução
Sua principal função é contextualizar o problema (ou seja, explicar a questão central do tema) que ajude na compreensão do texto, sem entrar em detalhes excessivos. Ao mesmo tempo, a introdução deixa clara a tese ou posição que será defendida. Os elementos-chave para esse parágrafo inicial são: Precisão.

A dissertação escolar é um gênero textual que constrói uma opinião em torno de uma questão proposta. Geralmente, é produzida no contexto escolar por alunos do Ensino Médio. O aprendiz escreve atendendo a uma solicitação do professor, a fim de melhorar sua capacidade argumentativa.

Por exemplo, acerca do assunto “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, uma tese possível seria “o preconceito contra as religiões de matriz africana dificulta o combate à intolerância religiosa no Brasil.”

Sobre o texto dissertativo, é correto afirmar que: a) Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.

Exemplo: Alguém que defenda o veganismo, consegue produzir um bom texto argumentativo se já conseguir se defender das possíveis objeções contrárias ao tema. Nesse caso, as objeções poderiam ser a falta de nutrientes em uma dieta, problemas econômicos gerados pela queda da produção agropecuária, entre outros.

A principal diferença está no objetivo de cada uma: A redação dissertativa exige a exposição e análise de informações a respeito de um assunto, enquanto a dissertação-argumentativa exige que você assuma um posicionamento sobre um assunto.

O texto dissertativo argumentativo é um dos gêneros textuais mais utilizados dentro de teses, dissertações, monografias e artigos científicos e acadêmicos de modo geral.

Dissertar: saber expor, informar e apresentar as informações de modo claro e objetivo; Argumentar: saber defender seu ponto de vista de modo a convencer o leitor.

Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo
A clareza é a principal forma de introduzir um texto dissertativo-argumentativo. É a partir dela que o leitor terá a noção do que será apresentado em seguida.

Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Todos estruturam-se na ordem: tópico frasal, desenvolvimento e conclusão.

Existem dois tipos de textos dissertativos: o expositivo e o argumentativo.

Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento. Vista por outro ângulo, poderemos dizer que a argumentação mal empregada gera o conflito, a agressividade e males maiores. Portanto, para crescer é preciso utilizar a argumentação para o bem.

Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese.

A missão do desenvolvimento é provar ao leitor o nosso ponto de vista. Fazemos isso com argumentos. Como esse assunto é muito importante, criamos um artigo específico para explicar a argumentação: texto argumentativo (observe principalmente o trecho que fala sobre os tipos de argumentos do texto dissertativo).

O texto dissertativo-argumentativo, exigido no Enem, quer sim que você se posicione, mas de maneira impessoal. Isso significa que você nunca deve utilizar “eu acho”, “eu penso” ou qualquer expressão na primeira pessoa.

a) Encerrar o pensamento discorrido nas partes anteriores da redação, podendo sugerir uma resposta para o problema apresentado.

Ela tem o intuito de introduzir o assunto que será abordado pelo autor. De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final.